Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 02:18:51
Geral

Campo Largo se transforma em um grande canteiro de obras

Vencidos em 2017, os principais obstáculos para o desenvolvimento do Mu­nicípio, como a regularização das contas públicas e a conquis­ta de todas as certidões junto aos governos Estadual e Fede­r

Campo Largo se transforma em um grande canteiro de obras

A Prefeitura Municipal de Campo Largo está executando dezenas de obras e ações que estão transformando, para melhor, a infraestrutura urbana e de ser­viços da cidade. Vencidos em 2017, os principais obstáculos para o desenvolvimento do Mu­nicípio, como a regularização das contas públicas e a conquis­ta de todas as certidões junto aos governos Estadual e Fede­ral, Campo Largo se credenciou para receber recursos e execu­tar um ambicioso programa de desenvolvimento urbano, sem paralelos na história recente da cidade.

Importantes obras de pavi­mentação e ligação de bairros estão em processo de licitação ou já em execução. A pavimen­tação de todas as ruas das li­nhas de ônibus do Rivabem já começou. Também já estão em execução a pavimentação da Rua Ângelo Zanetti (Itaboa/Bela Vista) e um trecho da Rua D. Pedro II. Estão em processo final de licitação a pavimen­tação da ligação Vila Glória/Vila Campesi (Expedicionários/Águas Claras), a Rua Ernesto Carlos Zoppo, no Ferraria e a ligação Gorski/Três Rios, obras que vão aproximar moradores de diversos bairros.

Esporte e Educação

Desde o final de 2017 estão sendo implantadas modernas miniarenas esportivas em vários bairros (Lagoa, Populares, Fer­raria, Bateias) e a cidade vai ga­nhando em qualidade de vida e saúde.

Na Educação, pelo segundo ano consecutivo, as crianças ma­triculadas na Rede Municipal de Ensino de Campo Largo recebe­ram uniformes escolares; as filas dos CMEIs foram praticamente zeradas, com a inauguração de duas novas unidades (Ouro Ver­de e Renato Hoft). E a cidade vai ganhar mais duas unidades de CMEI, uma no Rivabem e outra no Meliane. Tem, ainda, na conta da atual administração, solicitações junto ao Governo do Estado, para a conclusão das obras do Colégio Estadual Casemiro Karmann e o reinício das obras de construção do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional).

Saúde

Na área da Saúde, as come­morações são pela reforma do Centro Médico Hospitalar, de sete Unidades Básicas de Saúde, do NIS III e da Upa, além da cons­trução da Upinha (unidade que será destinada exclusivamente às crianças). Ainda esse ano a Unidade da Mulher vai receber um equipamento de Ecografia, mas dá pra falar também na im­plantação da Farmácia Especial, equipamento que permitiu aos campo-larguenses o acesso a medicamentos especiais que an­tes só eram fornecidos em Curiti­ba.

Outra importante conquista, na área da Saúde, é a implanta­ção do Coapes (Contrato Orga­nizativo de Ação Pública Ensino­-Saúde), para o fortalecimento da integração entre ensino, servi­ços e comunidade, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para oferecer mais e melhor, serviço de Saúde, aos campo­-larguenses, a Prefeitura Munici­pal acaba de contratar mais sete médicos, além de outros dois substitutos. Os nove médicos re­cém-chegados começam a traba­lhar no Centro Médico Hospitalar, nesse início de agosto.

Habitação

A Regularização Fundiária que se executa em Campo Lar­go, é uma das mais importantes ações dos governos do Estado e do Município, para beneficiar 2.200 famílias que, a partir de agora, terão a posse legal, com registro em Cartório e na Prefei­tura, das suas propriedades. A construção de 416 unidades habi­tacionais (apartamentos) destina­das a famílias de pequeno poder aquisitivo já começou, e mais 220 serão construídas em seguida, para famílias com poder aquisitivo um pouco maior, na região do Jar­dim Social.

Também vão ganhar casas dignas e seguras, as famílias qui­lombolas do Palmital. No interior, outra necessidade básica da po­pulação, o acesso à água potável começa a ser atendida, com a operacionalização de poços arte­sianos e novas redes de distribui­ção.

Pavimentação

Campo Largo está fazendo o dever de casa e segue em frente, aguardando apenas o trânsito bu­rocrático para iniciar as obras de pavimentação da Estrada do Mato Grosso, a estrada da Colônia Re­bouças, a implantação do Parque do Passaúna, a segunda e tercei­ra etapas da macrodrenagem do Rio Cambuí, dentre outras obras que estão transformando a cida­de.

No Centro da cidade, a Pre­feitura Municipal realiza obras de pavimentação de parte da Rua Dom Pedro II, já em conclusão, da Francisco Xavier de Almeida Garret e da Rui Barbosa, estão em fase de licitação, além da li­beração de recursos da ordem de R$ 2,3 milhões para Operação Tapa-Buracos, em toda a cidade. As obras na Francisco Xavier de Almeida Garret são conclusão do trabalho paralisado em 2016, fal­tando apenas algumas quadras para o final.