Essa é uma das épocas mais animadas do ano, especialmente para o Sul do País, com muitas festas ao redor da fogueira para espantar o frio. Entretanto, acender fogueiras exige cautela e bastante cuidado para não acabar faz
Essa é uma das épocas mais animadas do ano, especialmente para o Sul do País, com muitas festas ao redor da fogueira para espantar o frio. Entretanto, acender fogueiras exige cautela e bastante cuidado para não acabar fazendo da festa, uma tragédia.
Segundo orientações do Tenente Trevisan, 2º Subgrupamento de Bombeiros Militares (2º SGB), o primeiro passo para garantir uma festa segura é cuidar da altura que se pretende acender a fogueira. “Todo cuidado com a altura da fogueira, pois ela pode ‘desabar’ depois que iniciou a queima e provocar acidentes. Além disso, devido a altura dela, as chamas podem alcançar imóveis, árvores e fiação elétrica. Isso nos leva ao segundo ponto importante para evitar acidentes nessa época do ano, justamente procurando o local certo para fazer a fogueira. Ela não deve ser acendida próximo à rede elétrica, mato seco, imóveis e fontes de combustíveis.”
Outro ponto abordado pelo bombeiro é quanto ao procedimento para início do fogo ou manutenção da chama acesa. “Não jogue produto inflamável para acender as fogueiras, pode acontecer acidentes durante esse procedimento, devido esses combustíveis não apresentarem uma queima controlada. O uso de combustíveis inflamáveis pode inclusive causar explosões”, orienta.
Apesar das músicas da época incitarem os participantes a pularem fogueira, essa prática não deve ser realizada de forma alguma. “Jamais permita que pulem fogueiras, para evitar queimaduras e acidentes graves. Caso esses acidentes aconteçam, o primeiro passo é lavar com água corrente e imediatamente levar ao hospital. Alertamos para nunca passar nenhum produto e nem estourar as bolhas que se formam com a queimadura”, diz.
Segundo o Tenente Trevisan, não é preciso de equipamentos como mangueiras de água ou extintores de incêndio quando a fogueira for pequena. Quando ela é feita em local apropriado é só deixar ela queimar até apagar. Como alertou o Tenente, fogueiras de grande porte não são aconselhadas pelo Corpo de Bombeiros, mas caso saia do controle e coloque em risco a integridade dos participantes da festa ou de residências vizinhas, deve-se chamar os Bombeiros pelo telefone 193.
Organização do evento
Para grandes eventos, com um grande número de participantes, o Tenente orienta que “o local deve ter certificado de vistoria, e também deve-se adequar aos itens do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, disponível no site do Corpo de Bombeiros”.
Soltar balão
Também comum nesta época, vale salientar que fabricar, transportar e soltar balões irregularmente é crime ambiental previsto em lei, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais 9.065, de fevereiro de 1998. A pena prevista para quem for pego nesta condição é de um a três anos de prisão ou multa.