Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 03:50:08
Geral

CMEI Ouro Verde inicia aulas para nova turma

O CMEI Ouro Verde reiniciou as suas aulas na manhã desta segunda-feira (04), após suspensão. A secretária de Educação explica como será feita a ampliação das vagas para a instituiç

CMEI Ouro Verde inicia aulas para nova turma

Iniciou na segunda-feira do dia 21 as aulas para a nova turma de Maternal II do Centro Municipal de Educação Infantil Angela Ferreira Pires da Trindade, ou CMEI Ouro Verde. A instituição inaugurou no mês de abril a parte nova, construída com recursos do governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As aulas ficaram suspensas por causa da greve dos caminhoneiros e retomaram nesta manhã (04), quando iniciou também uma turma de Maternal I.

O projeto para a construção da ampliação do CMEI iniciou em 2012, quando foram realizados todos os trâmites, planejamentos de construção, drenagem de terreno, entre outros processos. A empresa que havia assumido a obra, acabou abandonando e a construção ficou parada. Na gestão passada, foi realizada uma licitação por meio da Prefeitura de Campo Largo e outra empresa assumiu a obra. A construção foi reiniciada no ano passado e concluída neste ano.

Atualmente, o CMEI Ouro Verde conta com 168 alunos. Segundo a secretária da Educação, Dorotéa Stocco, serão chamadas a princípio 40 crianças, que já estão cadastradas e aguardam na fila de espera, para assumirem as vagas de Berçário, Maternal I e II. Posteriormente, serão chamadas mais 70 crianças, que também já aguardam pela vaga na instituição, para assim fechar definitivamente as turmas que ainda estarão abertas. Para a ampliação também serão contratados – de acordo com o processo seletivo vigente – aproximadamente 20 novos colaboradores para compor o quadro, entre professoras, auxiliares, auxiliares de limpeza e merendeiras.

O CMEI Ouro Verde é hoje uma referência dentro do município e recebe, todos os anos, um grande número do cadastros solicitando vagas. “Todas as instituições recebem o mesmo tratamento por parte da Secretaria de Educação, mas algo que visualizamos no Ouro Verde é a grande participação dos pais dos alunos, que são bastante comprometidos com a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), e investem para garantir conforto aos alunos que lá frequentam. Esse comprometimento, sem dúvidas, geram resultados muito positivos e servem também de incentivo para que os pais ou responsáveis sejam mais atuantes nas instituições que seus filhos estudam”, ressalta Dorotea.

A diretora do CMEI Ouro Verde, Nádia Tavares Deda, acrescenta também a qualidade no atendimento da instituição e a segurança do ambiente e dos profissionais. “A Filosofia pela qual nós trabalhamos é prezar pela qualidade ao atendimento das nossas crianças e também pela segurança delas. Aqui dentro eles precisam ter o mínimo de conforto que eles têm em casa, pois é onde passam uma grande parte do seu dia e o máximo de segurança possível, tanto na integridade física, como também em poder confiar na professora, nas auxiliares e nos demais colaboradores.”

Oportunidade de Cadastro

Atualmente, a Secretaria de Educação conta com quase 14 mil alunos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Muitos CMEIs têm vagas abertas, que podem ser assumidas por crianças – de acordo com a idade compatível à vaga ofertada – com o cadastro realizado no final do ano. “Ainda temos muitas vagas para CMEIs, mas eles estão nos bairros. Os pais preferem os da região central por trabalharem próximos, mas não é possível alocar todas as crianças nessas instituições. Pais que desejam colocar seus filhos no CMEI e fizeram o cadastro podem ir até a Secretaria de Educação e solicitar a matrícula para esses CMEIs que estão com vagas abertas”, explica.

Nos dias 06 e 07 de junho haverá cadastro para novos alunos procurando preencher essas vagas remanescentes. Os pais que tiverem interesse devem ir até o Bloco 2 (correspondente a Secretaria de Educação), portando documentos pessoais da criança, dos pais, fatura de energia, comprovantes de renda para poderem realizar o cadastro. Os CMEIs aceitam crianças de quatro meses a quatro anos de idade.