A Secretaria Municipal de Saúde que informou que atualmente o município dispõe somente de um aparelho de ecografia, que fica à disposição de um médico que realiza exames de tireóide
A população campo-larguense reivindica a necessidade de realização de exames de ecografia no município. De acordo com relatos à Redação e também postagens recentes em grupos do Facebook onde o tema está sendo debatido, algumas pessoas aguardam na fila por um exame desde o ano passado.
Em um grupo do Facebook, algumas pessoas relataram inclusive que tiveram que pagar consultas particulares para realizar o exame e relataram dificuldade para ir até Curitiba realizar o exame, pois segundo os próprios cidadãos, alguns foram encaminhados para a cidade vizinha.
Buscando trazer respostas aos campo-larguenses, a Folha de Campo Largo contatou a Secretaria Municipal de Saúde que informou que atualmente o município dispõe somente de um aparelho de ecografia, que fica à disposição de um médico que realiza exames de tireóide.
Na mesma nota, a Secretaria relata que o médico responsável pela realização desses exames pediu exoneração do cargo e, por não haver concurso público, o seu cargo ainda não recebeu um substituto. Para que esse serviço possa ser novamente disponibilizado, atualmente a Secretaria de Saúde está realizando um teste seletivo para preencher o cargo.
Para tentar suprir a demanda, no ano passado, a Prefeitura chegou a realizar dois processos de licitação, porém não houve concorrentes.
“Insta salientar que as ecografias obstétricas e as de urgência estão sendo realizadas por uma clínica prestadora em Curitiba. No que se refere as ecografias das gestantes de alto risco, o serviço é referenciado para o Hospital do Rocio, conforme pactuação (convênio) com o Estado. Cabe ressaltar que o município aderiu ao COMESP – Consórcio Metropolitano de Saúde, para aquisição de serviços complementares, como por exemplo as ecografias. Nesse sentido, no dia 07/04 (sábado), foi realizado um mutirão de ecografias com 31 pacientes agendados e somente 11 pacientes compareceram para a realização do exame”, finaliza a nota.