Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 05:05:13
Geral

Vacina contra o vírus H3N2 está disponível na Clínica de Vacinas Campo Largo

O vírus H3N2 foi responsável pela epidemia nos Estados Unidos que atingiu 47 mil pessoas. Presente em 13 estados brasileiros, o vírus já causou 10 mortes.

Vacina contra o vírus H3N2 está disponível na Clínica de Vacinas Campo Largo

Apesar do inverno ainda não ter começado no Brasil, há pelo menos 57 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), causado pelo Influenza A (H3N2) de acordo com o último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Presente em 13 estados brasileiros, o vírus já causou 10 mortes.

Esse é o mesmo vírus que deixou 47 mil pessoas doentes nos Estados Unidos, sendo centenas mortas. O vírus já havia sido registrado no Brasil em 2017. As autoridades afirmam que ainda não é possível prever se haverá a mesma epidemia norte-americana no país durante os meses de inverno, mas alertam a população sobre a necessidade de buscar se prevenir.

Além das medidas de profilaxia, como manter as mãos limpas e ambientes arejados, já está disponível no mercado a vacina que previne a ação do vírus H3N2 em sua forma mais agressiva. Essa vacina já chegou no município, disponível na Clínica de Vacinas Campo Largo, e que pode ser aplicada em qualquer pessoa acima de 06 meses.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) esclarece que as vacinas “influenza disponíveis no Brasil são todas inativadas (de vírus mortos), portanto sem a capacidade de causar doença”. A vacina quadrivalente contempla quatro cepas. “Em 2018, as vacinas trivalente e quadrivalente terão uma nova cepa A/H3N2 (Singapore), que substituirá a cepa A/H3N2 (Hong Kong) presente no ano anterior”, finaliza a explicação da SBIm.

Serviço: A Clínica de Vacinas Campo Largo atende de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 13h, na Rua Barão do Rio Branco nº 1227. Fone: (41) 3150-9450 | 99226-5571. www.vacinascampolargo.com.br