23-08-2010
Conquistar uma barriga sarada não é impossível, basta equilibrar o organismo e comer os alimentos certos.
23-08-2010
Assim como há alimentos que aumentam a barriga, há também aqueles que ajudam a... eliminá-la! Ficou surpreso? Patrícia Baston Frenhani, professora de nutrição da universidade Puc-Campinas, explica que é exatamente isso.
- Dietas ricas em gordura monoinsaturada, como o azeite de oliva extravirgem, evitam que a gordura se acumule na região abdominal.
E sabe qual é o melhor momento de consumir esses alimentos "santos"? Surpreenda-se: no café da manhã.
Isso porque os fenólicos, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias contidas nesses alimentos, têm maior capacidade de "nocautear" a gordura quando você acorda. Mas nem por isso você deve se entupir de azeite, pois mesmo assim ele não deixa de ser calórico (uma colher de sopa chega a ter cerca de 140 kcal).
.
Outros alimentos também podem exercer o papel de detonadores de gordura:
.
Fibras: elas estão presentes nas frutas, nos vegetais e nos cereais integrais. O consumo ideal está entre 20 e 30 gramas por dia. As fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade e a adequar a ingestão de energia..
...Cálcio: esse nutriente é encontrado em laticínios magros, como leite desnatado, queijo branco, ricota, coalhada e iogurte. Ele ajuda a detonar a gordura das células, além de diminuir a perda de massa muscular. Você deve comer três porções por dia.
Vitamina D: além de promover a absorção de cálcio,tem ação anti-inflamatória. A dose diária recomendada é de 5 mcg. As melhores fontes são os peixes e as gemas de ovos. A exposição ao sol diariamente também ajuda o organismo a absorver essa vitamina..
Gorduras monoinsaturadas: estas gorduras, encontradas em nozes, azeite, canola e abacate, aumentam a sensação de saciedade, diminuem o colesterol sanguíneo ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL)..
Proteínas magras: comer peixes, aves ou cortes magros de carne vermelha ajuda a suprir nutrientes essenciais e ainda diminui o apetite. O corpo precisa se esforçar mais para digerir esse nutriente, fazendo o metabolismo queimar mais calorias e deixando a pessoa saciada por mais tempo.
Chá verde: rico em antioxidantes (catequinas) que protegem o organismo, a ingestão de três copos de chá verde diariamente pode dobrar a velocidade da perda de peso. Combinar o chá com frutas cítricas, como laranja ou limão, potencializa ainda mais, pois estes alimentos estimulam a absorção das catequinas.
Fonte: R7 Notícias