O trabalho visa traçar as cadeias produtivas do município, diagnosticando-as e norteando as atividades e estimativas a partir de pesquisas de campo
Na tarde da última segunda-feira (23), a Casa de Leis sediou a reunião com representantes do Comude (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) com a finalidade de firmar parceria entre os parlamentares ao desenvolvimento de ações efetivas do Executivo à estruturação socioeconômica local.
Serão entrevistados cerca de 20 mil cidadãos, em parceria com instituições de ensino locais, como o IFPR, Faculdade CNEC e Sesi/Senai, mais empresários locais conveniados à Acicla. O trabalho visa traçar as cadeias produtivas do município, diagnosticando-as e norteando as atividades e estimativas a partir de pesquisas de campo. Os setores em evidência observados pelo Comude abordam as áreas de metalmecânica, turismo, educação, saúde, citando o hospital local referência na América Latina, gerando forte impacto no setor, moveleiro, mineral, agrícola, focando na melhoria dos aspectos populacionais e de infraestrutura.
Os parlamentares receberam um questionário que aborda a atual situação nas áreas citadas e como melhorá-las significativamente. Este mesmo documento servirá de caminho para as futuras ações a serem desenvolvidas no município.
O intuito principal da pesquisa e do diálogo com os vereadores é reforçar que o plano é um legado de eficiência em gestão e qualidade de vida à população. O projeto é da comunidade, afirmando assim a importância da participação popular para a realização deste instrumento de construção de políticas e serviços públicos.
O Conduma, por sua vez, servirá de canal para que sejam identificados eixos e lideranças, observando os hábitos de consumo dos campo-larguenses e projetando a infraestrutura necessária ao pleno desenvolvimento socioeconômico do município.