O estoque de bolsa de sangue do Hospital do Rocio caiu cerca de 70% após o último feriado e por isso precisa urgente de doação no Hemepar. No momento, as bolsas de sangue estão sendo destinadas a atender apenas os
O estoque de bolsa de sangue do Hospital do Rocio caiu cerca de 70% após o último feriado e por isso precisa urgente de doação no Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná).
No momento, as bolsas de sangue estão sendo destinadas a atender apenas os pacientes mais graves e casos de emergência. Principalmente o sangue O+ e O- estão em falta, mas pede-se a doação de qualquer tipagem sanguínea.
A doação deve ser feita no Hemepar, que é o Centro responsável em enviar bolsa de sangue para o Rocio, Hospital São Lucas e Hospital Infantil. O Hemepar funciona das 7h30 até as 18h30 e mais informações podem ligar para (41) 3281-4000 ou direto no local - Tv. João Prosdócimo, 145 - Alto da XV, Curitiba.
Estão aptas a realizar a doação pessoas com idades entre 18 e 68 anos, com peso acima de 50 kg, que não tenha contraído ao longo da vida Hepatite B ou C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS, HTLV (T-linfotrópico humano). No caso das mulheres grávida, devem esperar de 90 a 180 dias após o parto. No dia da doação é importante estar bem alimentado e descansado e caso esteja gripado é necessário aguardar sete dias após a recuperação para poder doar. Homens podem realizar a doação a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.