Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes teve início segunda-feira (19). O objetivo é mobilizar os pais ou responsáveis a levar seus fi
20/09/2016
Teve início na segunda-feira (19) e vai até o dia 30 a campanha de vacinação, que tem como objetivo mobilizar os pais ou responsáveis a levar seus filhos para atualizarem o cartão de vacinas. Este ano, a ação será voltada para menores de 05 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), para crianças de 09 anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
“Neste ano, os adolescentes estão sendo incluídos porque esse grupo prioritário é um dos que apresenta uma maior resistência a se vacinar. Além disso, muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária”, esclarece o secretário de Saúde João Gilmar Gionedis. “Isso servirá para aumentar a cobertura vacinal nas crianças e adolescentes”, completa.
É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliá-la e atualizá-la.
Dia D será no sábado, 24
O dia D da mobilização nacional será no sábado, 24 de setembro, mas a campanha se iniciou na segunda-feira (19) e vai até 30 de setembro.
Com a campanha de vacinação, o Ministério espera a redução das doenças imunopreveníveis no país e diminuir o abandono à vacinação. Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo lembra que a caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança e o adolescente a todo momento.