Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 06:40:02
Saúde

ACUPUNTURA: O poder das agulhas 06/08/2010.

ACUPUNTURA: O poder das agulhas 06/08/2010.

Os adeptos da acupuntura vêm crescendo a cada dia, devido aos ótimos resultados apresentados através da realização desta técnica. Hoje, muita gente recorre a ela quando requer algum tratamento.
    As possibilidades de tratamento com a acupuntura parece não ter limites... muito utilizada para prevenção e reabilitação, é útil em diversas situações, mas deve-se ter cuidado em algumas delas.
    É importante que o profissional seja da área da saúde e especialista em acupuntura para poder realizar a técnica, pois é uma técnica invasiva e é necessário amplo conhecimento sobre a anatomia humana. As agulhas devem ser esterilizadas e descartadas após o uso. Não é adequado que as agulhas sejam utilizadas por várias sessões consecutivas, pois pode haver contaminação por bactérias presentes na própria pele.
    É necessário que na avaliação sejam investigadas determinadas situações que orientam a escolha dos pontos a serem utilizados e outros que não devam ser utilizados em alguns casos específicos.
    Esta técnica chinesa, milenar, tem uma aplicação muito ampla e com ótimos resultados em diversas áreas, como dor de cabeça, enxaqueca, TPM, problemas gástricos e intestinais: gastrite, diarréia, constipação; alterações do sono (insônia), depressão, estresse, ansiedade, dores em geral, alergias, problemas respiratórios, sinusite, rinite; alívio de efeitos colaterais da quimioterapia, redução de seqüelas causadas por AVC (derrame); entre outras queixas. Promove o reequilíbrio do corpo, da mente e da saúde.
    A ação da acupuntura ocorre de dentro para fora e normalmente seus resultados aparecem rapidamente, além de serem mantidos por muito tempo.
    A acupuntura pode ser realizada com agulhas; através da aplicação de laser; eletroacupuntura ou utilização de sementes ou esferas na orelha.
    A acupuntura sistêmica consiste na utilização de agulhas finas, esterilizadas e descartáveis em pontos específicos do corpo todo, que são determinados para cada caso após avaliação; e são retiradas ao término da sessão.
    A acupuntura auricular é realizada com a aplicação de sementes, pequenas agulhas ou esferas na orelha.     Através da orelha é possível atingir todo o corpo e seus órgãos. A orelha é definida como um microssistema.     Pode ser realizada sozinha ou associada à acupuntura sistêmica para acentuar os resultados. Estas podem permanecer de 5 a 7 dias, para depois fazer nova avaliação e aplicação nos pontos auriculares.
    O laser e a eletroacupuntura podem ser realizados isoladamente em casos específicos ou associados às técnicas acima.
    É uma técnica que tem mostrado resultados surpreendentes em diversas áreas, tanto na prevenção quanto no tratamento de diversos problemas físicos e emocionais.
    É possível sentir o poder das agulhas já na primeira sessão, e assim, também tornar-se adepto desta técnica especial.