Livros são reinventados e para muitos é a primeira opção ao presentear crianças. De diversas maneiras, têm despertado o interesse das crianças de forma bastante educativa.
23/12/2015
Por Danielli Arigas de Oliveira
Livros que contam histórias em áudio, aliando ao cenário da história em 3D, ou que são feitos para a criança rabiscar, rasgar, desmontar e interagir de diversas maneiras têm despertado o interesse das crianças de forma bastante educativa. Acompanhando as tendências tecnológicas os livros estão sendo reinventados e não estão ficando para trás. Até mesmo com formatos de tablet ou smartphone, os livros estão chamando atenção das crianças, estimulando a leitura, o conhecimento da literatura e outras formas de interação.
Lucas Lima, da loja Luminix, especializada em brinquedos, diz que muitos ainda não conhecem a sessão de livros infantis, mas ao verem as inúmeras opções acaba sendo essa a prioridade na compra para presentear as crianças. “Muitos clientes dizem que as crianças já têm de tudo, estão cheias de brinquedos e querem uma opção diferente, mais educativa”, comenta.
Há opção de livro com quebra-cabeça, que conta a história em áudio, que vem com canetinha para escrever e poder apagar, para colorir, com fantoche, entre diversas opções. Lucas comenta também sobre livros desenvolvidos por psicólogas para a criança aprender a ir ao banheiro.
Além dos livros, há diversas opções para presentear os meninos. Tanto carrinhos a partir de R$ 8,99, como a “febre” das cartas do Pokemon que estimula a brincadeira entre os meninos e a colecionarem. Em geral os meninos gostam muito de dinossauros, heróis, de arco e flecha e dos caminhões, motos e carros maiores. Os Legos atraem não só os meninos como os homens que muitas vezes ajudam a montar – são diversos temas e estimulam as crianças. Um dos mais vendidos atualmente na Luminix é o foguete, em que quanto mais forte o menino pisar, mais alto o foguete vai.
Para as meninas, a Frozen e Barbie continuam sendo muito procuradas. Mas há diversas opções de bonecas e bebês, até mesmo com peso de bebê de verdade e faz sons. Uma boneca chega a falar 75 frases em que interage com a criança. Tradicionalmente, as meninas também gostam das opções ligadas à cozinha, como mini cozinhas e brinquedos que fazem comida, como fábrica de cupcake, de fazer iogurte, cupcake, marshmallow, ou churrasqueira. Entre as massinhas, diversas situações diferentes incentivam a brincadeira e criatividade.
Para quem quer agradar tanto os meninos como as meninas, boas opções são as piscinas infláveis e diversos jogos, desde os tradicionais que são antigos sucessos até os mais novos.