Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 09:58:30
Saúde

Cirurgia pediátrica

Hospital do Rocio conta com trabalho especializado de cirurgiões pediátricos. Uma criança não pode ser considerada um adulto pequeno, tem sua própria fisiologia, anatomia.

Cirurgia pediátrica

06/10/2015

Por Danielli Artigas de Oliveira

Todo assunto em torno de uma criança envolve sentimento, principalmente quando se trata de saúde. Ela não pode ser considerada um adulto pequeno, tem sua própria fisiologia, anatomia. Para maior segurança e precisão quando uma criança necessita passar por cirurgia, o ideal é que seja realizada por um profissional especializado, um cirurgião pediátrico.

Poucos hospitais têm estrutura necessária para contar com o trabalho desse especialista. “Hoje os cirurgiões pediátricos estão em grandes centros ou hospitais de grande estrutura. É uma especialidade que exige UTI Neonatal e um ambiente que deixe os médicos bem amparados. A estrutura que temos no Hospital do Rocio nos permite que qualquer cirurgia nessa área possa ser ralizada”, declara a cirurgiã pediátrica Dr. Josiane Bernartt Zanellato.

No Hospital do Rocio podem realizar cirurgia a partir do primeiro dia de vida até os 14 anos de idade. Os casos atendidos são crianças com má formação congênita no trato digestivo, urinário, torácico e reprodutor. “É uma especialidade que exige bastante conhecimento e mais anos de estudo além da cirurgia geral, por isso hoje são poucos profissionais nesta área. Ainda há as subespecialidades: neonatal e urologia”, explica Dra. Josiane.

Além de conhecimento aprofundado, é preciso agir com delicadeza. “Às vezes operamos bebês com menos de um quilo”, detalha a cirurgiã pediátrica. “Até hoje me emociono em alguns casos, os pais se envolvem muito e ficam sensibilizados. Sei que quando cuidamos de criança a responsabilidade é ainda maior, porque há uma expectativa de vida”, completa Dra. Josiane. Ela, que é chefe da equipe de cirurgiões pediátricos do Hospital do Rocio comenta que realizam em média 150 cirurgias/mês, atendendo todo o Paraná e parte de Santa Catarina. Entre elas já passaram por cirurgia de casos raros. No passado, a cirurgia que consagrava o cirurgião pediátrico era a correção da Atresia de Esôfago (quando este não se liga adequadamente com o estômago) e hoje é uma rotina no Hospital do Rocio.
 

Contato
Unidade São Gerônimo: (41) 3136.2515
Unidade Centro: (41) 2103.2515