Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 10:29:52
Saúde

Semana Mundial de Saúde Mental com atividades

Semana Mundial de Saúde Mental com atividades

01/10/2015

Visando comemorar a Semana Mundial de Saúde Mental, que acontece anualmente entre os dias 02 e 09 de outubro, a Prefeitura de Campo Largo promove a partir de amanha uma série de atividades em todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O Serviço de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento a pessoas em sofrimento psíquico decorrentes de transtornos mentais ou do uso do álcool e outras drogas.
“A comemoração ao Dia da Saúde Mental é um marco social muito importante, pois além de apostar na qualidade de vida e reabilitação das pessoas com sofrimento psíquico, também trabalha com a prevenção de doenças mentais, atualmente crescentes na sociedade em função das diversas transformações no estilo de vida das pessoas. O nosso foco principal é no resgate da saúde como um todo, priorizando os aspectos biopsicossociais”, comenta a chefe de gabinete da Secretaria, Milena Balsanelli.
O serviço atende atualmente 1200 pacientes por mês em média, por meio de grupos terapêuticos, oficinas, consultas psiquiátricas, psicológicas, matriciamento e apoio às Unidades de Saúde, além de visitas domiciliares que são realizadas por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada.
O tratamento Biopsicossocial envolve a integralidade do sujeito sendo que várias partes de um quebra cabeça formam um todo no resgate da sua vida.
Comemoração
Aproveitando o mês de Outubro, onde a Secretaria já comemora o Outubro Rosa e da Semana de Saúde Mental, a equipe de Saúde Mental realizará uma Festa das Crianças para os pacientes do CAPS i e para os filhos dos pacientes do CAPS AD. A atividade acontece no próximo dia 15, às 9h e às 14h, na sede do serviço.
“Com o apoio da comunidade, dos serviços da secretaria de Saúde (Saúde Bucal, Vigilância em Saúde, CAPS II e AD), da secretaria de Política sobre Drogas e de voluntários, pretendemos fazer uma festa simples com vários atrativos para as crianças e jovens, tudo para que eles se sintam inseridos socialmente e se redescubram em suas potencialidades, contribuindo para o tratamento psicossocial e para a vivência dessa fase de vida de modo pleno e saudável”, diz.
Novos serviços à população
Procurando dar uma maior assistência aos seus moradores, a Prefeitura de Campo Largo trabalha no lançamento de um novo projeto para o atendimento de crianças e adolescentes na área de Saúde Mental. É a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i), que se destina ao atendimento de crianças e adolescentes com sofrimento mental decorrente de transtornos ou dependência química.
Promovido pela secretaria municipal de Saúde, o CAPS i é mais uma opção de atendimento, visto que o município já conta com o com o CAPS II—para o tratamento e reinserção social de adultos com transtornos mentais severos, e o CAPS AD— para o tratamento de pessoas com dependência química.
E sem perder tempo, o CAPS i já está realizando o acolhimento de crianças que necessitam de avaliação especializada. Atualmente, o órgão conta com uma equipe mínima composta por psicólogos, assistente social, enfermeira e psiquiatra, prestando atendimento uma vez por semana.  Com 90 dias de abertura do serviço para realização dos primeiros atendimentos e acolhimentos, o CAPS i já contabiliza 330 pacientes.
Para ter acesso ao atendimento, é necessário levar um encaminhamento ou comparecer ao local para agendar o acolhimento. A Secretaria informa que o atendimento não é “porta aberta”, ou seja, ainda necessita de agendamento, por conta da grande demanda e da equipe ser bastante reduzida.
 “Como houve o desmembramento do serviço de psicologia infantil do Núcleo Integrado de Saúde (NIS III), atualmente o atendimento está sendo realizado na sede do futuro CAPS i, localizado no Espaço da Cidadania (antigo Fórum). Nosso anseio é que em breve o Ministério da Saúde reconheça a necessidade de implantar esse projeto em nosso município e nos auxilie realizando parte do custeio do equipamento de saúde”, finaliza.
Confira as atividades na tabela abaixo: