23-07-2010
Cirurgiões dentistas da Secretaria Municipal de Saúde estão visitando famílias da cidade para verificar as condições de saúde bucal da população.
23-07-2010
Cirurgiões dentistas da Secretaria Municipal de Saúde estão visitando famílias da cidade para verificar as condições de saúde bucal da população. O estudo faz parte do Projeto Nacional de Levantamento de Saúde Bucal (SB Brasil) e estima-se que até o final de agosto a equipe conclua as visitas.
O projeto tem como objetivo analisar o perfil da saúde bucal e as doenças mais comuns. "Desta maneira poderemos melhorar o atendimento odontológico na cidade, com um trabalho mais amplo destinado a todas as pessoas, independente da idade", explica a cirurgiã dentista e coordenadora da Área de Saúde Bucal, Vanessa Bacelar. As faixas etárias que participam da avaliação são crianças entre cinco e 12 anos, jovens de 15 a 19, adultos de 35 a 44 e idosos de 65 a 74 anos. Os critérios utilizados para selecionar as famílias visitadas foram os mesmos do IBGE, para obter um resultado por amostragem.
Vanessa afirma que a principal dificuldade encontrada durante as visitas é a resistência da população que muitas vezes não aceita a presença dos profissionais em sua residência. "É muito importante a colaboração de todos para que possamos conhecer os principais problemas e melhorar a assistência odontológica", afirma ela. A equipe realiza o exame dos dentes e gengivas, e também preenche um formulário para levantamento socioeconômico das pessoas que participaram do estudo.
Mais de cinco mil visitas já foram realizadas nos bairros Itaboa, Bom Jesus, Itaqui, Rondinha, Lamback, Centro, Campo do Meio, Vila Glória, Vila Bancária, Parque da Lagoa, Jardim Itaqui, Partenope, Parque Cambuí, Aparecida, Botiatuva e Vila Elizabeth. Os cirurgiões dentistas Ana Paula Suckou, Daiane Becker, Anabele Antoniasse e Carlos Guilherme Oliveira são responsáveis pelas avaliações e estão sendo auxiliados pelas anotadoras Roseli Spack, Neli Silveira e Paula Cristina Andrade.