16/08/2015
Campo-larguense irá festejar seus cem anos de vida
16/08/2015
Jerônimo Stoco, o Sr. Momi realizará festa de seu 100º aniversário no próximo dia 30 de agosto, na Colônia Balbino Cunha (Campina), onde nasceu. Descendente de italianos, ele é possivelmente o homem mais idoso de Campo Largo e, certamente, o centenário mais saudável e lúcido. Na manhã de segunda-feira, 10, ele entregou ao prefeito Affonso Portugal Guimarães o convite para participar da festa.
Nascido em 28 de agosto de 1915, vem de uma família de 12 irmãos que muito cedo ficaram órfãos de mãe. Casou em 22 de janeiro de 1938 com Idalina Bianco Stoco e ficou viúvo em 1999. Tem seis filhos, dois homens e quatro mulheres, uma delas já falecida, 10 netos, sete bisnetos, além dos trigêmeos que estão sendo esperados para o final do mês de setembro/começo de outubro.
Sr. Momi simboliza o apreciável exemplo de uma vida longa e saudável. Caminha sem apoio e, com frequência, sai a pé pelas ruas de Campo Largo. Conhece cada trecho da cidade e lembra com precisão das pessoas com quem conviveu nos seus cem anos de vida. “Tenho que ter conhecido muita gente em um centenário, não?”, comenta ele, que gosta de conversar e recordar o passado. Como marceneiro e carpinteiro, profissão que exerceu durante muitos anos, construiu inúmeras casas em Campo Largo, cujas fotos deverão estar expostas durante a festa de aniversário, juntamente com dezenas de outras que ilustram sua longa história de vida.
Sem dúvida, um questionamento levado a ele com frequência está relacionado ao segredo de sua longevidade. “Não sei dizer, tive uma vida sofrida, de muito trabalho e pouco dinheiro, a gente ganhava pouco, não havia muita oferta de trabalho, não é como hoje”, responde. Já os netos destacam a alimentação e hábitos saudáveis. “Polenta, galinha e vinho”, relatam.