Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 09:54:29
Saúde

Próstata

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Especialista do Hospital do Rocio dá orientações para prevenção da doença e destaca a estrutura do hospital para os casos cir&ua

Próstata

04/08/2015

ESPECIAL DIA DOS PAIS

Por Danielli Artigas de Oliveira

Se diagnosticado precocemente, o paciente com câncer de próstata tem até 90% de chance de cura, por isso a importância de realização de exames periódicos. Apesar de existir um preconceito em relação ao exame, inicialmente é possível fazer o exame de sangue (PSA) para o acompanhamento.

O Dr. Ariovaldo Chequer (CRM 13.307), urologista do Hospital do Rocio, explica que se encontrar doença maligna precocemente pode-se tratar de imediato, antes que ultrapasse os limites da próstata. “Muitas vezes os sintomas não são percebidos, é uma doença silenciosa que pode se instalar sem sinais”, esclarece. Se diagnosticado em estágio avançado há conse- quências clínicas e perde as chances de cura.

Ele orienta que para quem tem histórico familiar de câncer de próstata deve começar a realizar os exames anuais a partir dos 45 anos de idade. O mesmo é indicado para homens que tenham alguns sintomas que possam estar relacionados, como ter dificuldade ou desconforto para urinar e nictúria (urinar com frequência à noite). Em outros casos, homens podem iniciar o acompanhamento de prevenção após os 50 anos.

O urologista explica que o ideal é iniciar aos 45 anos com exame de sangue e em caso de alteração se faz o exame de toque. A partir dos 50 anos já é recomendado que se façam os dois. Exame de urina e ecografia também podem ser solicitados em qualquer idade. Até os 60 anos o exame pode ser feito anualmente e depois dessa idade a cada seis meses.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

O Hospital do Rocio possui urologistas e equipe de cirurgiões capacitados na área, com toda estrutura necessária. Mais informações: Rua Maria Aparecida de Oliveira, 599, Loteamento São Gerônimo ou telefone (41) 3136-2515.