Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 10:44:48
Saúde

Feridas

Secretaria de Saúde promove  Programa de Tratamento de Feridas
 

Feridas

26/03/2015

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Largo

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando para todos os moradores de Campo Largo, desde o início do mês, um Programa Municipal de Tratamento de Feridas, que visa tratar lesões de pele crônicas e as consideradas agudas. A atividade está disponível nas 17 Unidades Básicas de Saúde do município. “Contamos com uma equipe de aproximadamente noventa profissionais, todos devidamente capacitados para atender pacientes que necessitem de algum tratamento especializado”, comenta o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Xavier.
Segundo dados da Secretaria, atualmente, as feridas agudas e crônicas causam um importante impacto econômico com o tratamento convencional, como por exemplo, as trocas diárias com curativos de maneira simples, utilizando apenas gazes, esparadrapos e soro fisiológico. “Este tratamento convencional envolve os mais diversos profissionais da área de saúde e autoridades, gera alto custo, não evolui positivamente as lesões e é um problema de saúde pública presente em nossa sociedade”, menciona o Secretário.
Observando atentamente este cenário, o município adquiriu recentemente curativos especiais de alta tecnologia, para os mais diversos tipos de lesões, como curativos com capacidade antimicrobiana, curativos de efeito analgésico e curativos que possibilitam a cicatrização por pressão negativa, denominado curativo a vácuo.  
“O Programa vai de encontro ao atendimento de pacientes com feridas infectadas e que tenham dores até a pacientes que convivem com feridas há décadas devido a tratamento inadequado ou até mesmo a falta dele, o que pode ocasionar amputações em muitos casos”, finaliza Xavier.
De acordo com Milena Balsanelli Portella, Chefe de Gabinete da Secretaria, o foco está em atender pacientes com “Pé Diabético”. “Estas são lesões que ocorrem nos pés são de difícil tratamento, decorrente da falta de cuidados com os pés e da diabetes com tratamento irregular. Outras feridas que iremos tratar são as úlceras venosas— oriundas por má circulação e úlceras por pressão ou UP— que se deve a pacientes com longa permanência no leito”, diz.
“É importante mencionar que, para o sucesso do tratamento, tem que haver um preciso controle de morbidades dos pacientes, como por exemplo, diabetes, pressão arterial e doenças venosas. Sem contar que há a necessidade de que um familiar acompanhe e se responsabilize pelo tratamento juntamente com o paciente, pois este comprometimento auxilia muito para o sucesso do tratamento da ferida”, finaliza Portella.
Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo telefone (41) 3291-5114, sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.