Segunda-feira às 20 de Maio de 2024 às 05:04:42
EM CAMPO LARGO 13º | 22º
Opinião

2014 chega ao fim e não vai deixar saudades

2014 chega ao fim e não vai deixar saudades

02/01/2015

Chega ao fim um ano marcado por tragédias que atingiram direta ou indiretamente, todos nós. Há o que se comemorar, sim, acontecimentos auspiciosos que aliviaram um pouco o sofrimento de todos mas, ao realizarmos um balanço de tudo, vamos chegar a um resultado negativo, qualquer que seja o ângulo da obervação.

No mundo, as guerras e as grandes tragédias, que teimam em levar centenas, milhares de vidas e destruir os sonhos de nações inteiras. Acidentes apavorantes, principalmente envolvendo navios e aviões lotados de passageiros. No Brasil a violência urbana, que rouba a vida de milhares de jovens, quase em sua maioria envolvidos com drogas.

Há, ainda, que se computar na nossa História, a triste participação da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo, o fiasco que nos fez ver até onde a desorganização pode nos levar. O maior patrimônio esportivo do País caiu diante da organização, da eficiência e da humildade de uma seleção que se preparou, de verdade, para ser campeã. Uma lição que jamais deveremos esquecer.

Na política, temos muito o que lamentar, temos a inversão de valores, a prova de que a corrupção pode destruir um País, enquanto poucos nadam em rios de dinheiro surrupiado dos cofres públicos. Essa história, aliás, ainda não chegou ao fim, e a nossa torcida é para que chegue, para que se faça justiça e para que todos os culpados, sem exceção,  sejam punidos com os rigores da Lei.

Em Campo Largo, boas notícias nas áreas de Economia e Investimentos, com novas indústrias e ampliações de indústrias já instaladas. Geração de empregos e perspectivas de desenvolvimento nos anos seguintes. Há o que se lamentar, sim, a tempestade de granizo que atingiu a cidade em 17 de outubro, causando prejuizos incalculáveis a todos. Mas a cidade é maior do que esta tragédia. Pode levar algum tempo, mas Campo Largo aos poucos vai se recuperando.

O ano chega ao fim e, com ele, mais uma constatação ruim, mas que precisa ser feita. Estamos inseguros. A cidade assiste a uma série de assaltos a caixas eletrônicos, homicídios e casos policiais em número e violência fora do comum. A esperança é que em 2015 possamos ver acontecimentos positivos suplantarem os negativos. Feliz Ano Novo a todos.