Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 07:25:10
Saúde

Começa a ser aplicada no dia 10 a 2ª dose da vacina contra HPV

Começa a ser aplicada no dia 10 a 2ª dose da vacina contra HPV

05/09/2014

A partir do próximo dia 10, a 2ª dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Meninas de 11 a 13 anos (13 anos, 11 meses e 29 dias), que tomaram a 1º dose da vacina em março deste ano, devem se vacinar. Os documentos necessários para a vacinação são: comprovante da aplicação da 1º dose e carteira de vacinação.

As meninas desta mesma faixa etária que não realizaram a 1º dose da vacina podem ser vacinadas mediante apresentação de documento que comprove a idade, além da carteira de vacinação. Em Campo Largo, 2.693 adolescentes foram vacinadas com a primeira dose.

“É extremamente importante a aplicação da segunda dose, uma vez que a imunização contra o HPV só acontece com a aplicação de três doses”, ressalta a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Viviane Janz Moretti. A 2ª deve ser aplicada seis meses após a 1ª e a 3ª cinco anos após a 1ª dose.
Para mas informações, basta entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Campo Largo pelos telefones (41) 3291-5075 e (41) 3291-5116.

Sobre o HPV

Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste e é causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca. Fonte: Inca – Ministério da Saúde.

Calendário
Nacional de Vacinação

Em março de 2014, o Ministério da Saúde ampliou o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina contra o HPV no SUS para meninas de 11 a 13 anos. O objetivo é reforçar as ações de prevenção do câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neolastias entre mulheres do Brasil.

Dados
Estudos comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Porém, a maioria das infecções é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imune, principalmente entre as mulheres mais jovens. Qualquer pessoa infectada com HPV desenvolve anticorpos (que poderão ser detectados no organismo), mas nem sempre são capazes de eliminar os vírus. Fonte: Governo Federal