04/09/2014
Campo Largo promove vacinação contra Hepatite A
04/09/2014
Fonte:Depcom/PMCL
O Programa de Nacional de Imunização (PNI) está ampliando o Calendário de Nacional de Vacinação em 2014 com a introdução da campanha de vacinação contra a Hepatite A (inativada). Em Campo Largo, a vacina já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), desde o começo do mês, para crianças a partir de 12 meses até os menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias). Apenas uma dose protege até a idade adulta.
A Secretaria de Saúde do município salienta que o fornecimento das doses é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, em pequenos lotes enviados pelo Ministério da Saúde (MS). O órgão também ressalta que é necessário estar com a carteira de vacinação em mãos para o registro da dose aplicada.
Em geral, a vacina é bem tolerada e suas reações adversas mais comuns são apenas no local da injeção como vermelhidão e inchaço. Para mais informações, entre em contato com Vigilância Epidemiológica de Campo Largo pelos telefones (41) 3291-5075(41) 3291-5075 e (41) 3291-5116(41) 3291-5116.
Dados
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhões de casos de Hepatite A em todo o mundo. A doença apresenta alta prevalência nos países com precárias condições sanitárias, socioeconômicas e constitui um importante problema de saúde pública no Brasil. A vacina tem sido disponibilizada comercialmente desde a década de 1990 pela rede privada e agora está sendo introduzida no calendário vacinal pelo Sistema Único de Saúde.
A doença
A Hepatite A é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da Hepatite A (VHA). Esse vírus pode sobreviver por até quatro horas na pele de mãos e dedos. Ele é também extremamente resistente à degradação provocada por mudanças ambientais, o que facilita sua disseminação, e chega a resistir durante anos a temperaturas negativas.
A doença pode ser sintomática ou assintomática. Durante o período de incubação, que leva em média duas a seis semanas, a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus.
Os sintomas clássicos da doença são febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômitos, amarelão, fezes amarela esbranquiçada, parecendo massa de vidraceiro e urina com cor semelhante à da coca-cola. Apenas uma minoria apresenta os sintomas, que muitas vezes podem ser confundidos com uma virose qualquer.
Habitualmente, a Hepatite A é uma doença benigna, mas pode apresentar uma forma grave levando a hospitalização e óbito. A gravidade da doença também depende da idade.
A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato entre pessoas ou por meio de água e alimentos contaminados pelas fezes contendo o vírus.
Não há tratamento específico para a doença. O tratamento é sintomático e visa a manutenção de conforto e equilíbrio nutricional, incluindo a reposição de líquidos.
Previna-se
A prevenção da doença continua sendo a arma mais importante para seu controle. Os principais meios de prevenção são:
- Lavar bem as mãos
- Lavar bem os alimentos e ter cuidado ao manipulá-los
- Evitar alimentos crus
- Evitar consumir alimentos de fontes desconhecidas
- Vacinar-se
- Não consumir álcool em excesso
- Não administrar remédios sem orientação médica
- Não utilizar doses de medicamentos maiores do que as recomendadas