Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 09:53:50
Saúde

Gripe

21/07/2014

Cuidado com a gripe! Confira dicas para ficar imune no período mais gelado do ano

Gripe

21/07/2014

Fonte:Depcom/PMCL

A época mais gelada do ano também é a mais propícia para proliferação de vírus, inclusive, o da gripe. Saiba, a seguir, como acontece a transmissão deste vírus, quais são os sintomas da gripe e confira algumas dicas simples para se prevenir deste mal.

Sobre a Gripe

A Influenza, ou popularmente chamada de gripe, é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, considerada um problema de saúde pública no Brasil. A gripe pode levar a complicações graves como pneumonia e até mesmo ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. São eles:

Sintomas

Aparecimento repentino de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e cansaço. Nos casos mais graves, ocorre dificuldade respiratória associada, o que se denomina Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que, geralmente, requer hospitalização.

Em Campo Largo, até o dia 26 de junho, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), registrou 20 casos de SRAG.

Transmissão

A transmissão do vírus da gripe pode ocorrer, diretamente, pelo contato com secreções das vias respiratórias de pessoas contaminadas. As secreções são eliminadas por meio da fala, tosse ou espirro.

Pode ser transmitida, também, indiretamente, por objetos contaminados, do contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Normalmente, a transmissão acontece 24 horas antes do início dos sintomas.

 

Vacina contra a Gripe

A vacina ajuda a reduzir os casos de gripe, o que diminui internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes. Lembrando que a vacina não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, associar com medidas de prevenção é fundamental.

Este ano, em Campo Largo, a Campanha de Vacinação aconteceu do dia 22 de março até 9 de maio.  O município atingiu a meta estipulada pelo Governo Federal, vacinando 90% da população de risco, o que equivale a 25.948 pessoas.

A coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Viviane Janz Moretti, explica que a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a imunização. “Por isso a importância da vacinação no período que antecede o inverno, estação mais suscetível ao aparecimento da doença”, diz.

A vacina contra a gripe está disponível para os grupos de risco, gratuitamente, nas Unidades de Saúde da cidade.