Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 12:19:14
Opinião

Desfazendo o velho nó no trânsito de Campo Largo

Desfazendo o velho nó no trânsito de Campo Largo

31/05/2014

Sem o EstaR, o trânsito de Campo Largo fica igual ou pior do que o de grandes cidades. Há dias, no final e início de mês, principalmente, onde é quase impossível trafegar, sem se irritar, pelas ruas centrais. Há falta de espaço para estacionar, nas ruas, e às vezes o trânsito dá um verdadeiro nó. Muitos motoristas têm o péssimo hábito de dirigir como se estivessem passeando, sozinhos, sem se importar com quem vem atrás ou  quem trafega ao lado. O resultado é o perigo de acidentes, que às vezes acontecem, felizmente apenas com danos materiais.

Há, ainda, o problema das ruas. Cidade antiga, Campo Largo não foi planejada para suportar o grande número de veículos, que entopem suas ruas estreitas. Além disso, em algumas, existe espaço para estacionar apenas em um lado, mas as guias que permitem o estacionamento estão dos dois lados, nos dois sentidos. Isso acontece, por exemplo, na Marechal Deodoro, em toda a sua extensão e na Gonçalves Dias, entre a Benedito Soares Pinto e a XV de Novembro, apenas para citar duas. O resultado é os veículos transitando lado a lado, quase que tocando os espelhos retrovisores.

É preciso abrir mais vagas, para estacionamento, nas ruas centrais da cidade. O retorno do EstaR é uma necessidade, urgente. A licitação está em curso. Apenas duas empresas estão concorrendo e uma delas, afastada da demanda, tem prazo para recurso, que termina nesta sexta-feira.

Qualquer que seja o resultado da licitação, entretanto, o retorno do EstaR é aguardado com muito interesse, por quem trabalha no centro da cidade e por quem precisa vir ao centro, para comprar, serviços e outros. Sabe-se que as novas tecnologias  trarão mais facilidades para o pagamento das tarifas, como por exemplo o crédito via telefone celular. Campo Largo, provavelmente, usará essa tecologia, aliada aos cartões, num sistema flexível, que deverá agradar a maioria.

Outro fato importante, a mudança de mãos e a proibição de entrar à esquerda, em várias vias, deverá melhorar o fluxo de veículos nas ruas centrais da cidade. Nesse final de semana o campo-larguense deverá experimentar as mudanças. Todo cuidado é pouco, na observação dos novos sentidos e nas placas de sinalização, para não se entrar na contramão ou realizar uma conversão irregular, a partir deste sábado (31). Há, ainda, a necessidade de se dirigir observando os veículos que trafegam na mesma via e nas transversais. Muita gente, atrás do volante, não tem noção de que precisa respeitar a sinalização, as leis de  trânsito e o direito dos outros.