20/05/2014
Paraná atinge meta da campanha de vacinação contra a gripe
20/05/2014
Fonte:G1.com
Foto:Reprodução/ TV TEM
O Paraná atingiu, nesta segunda-feira (19), a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Até a tarde desta segunda, mais de 2,2 milhões de pessoas receberam as doses nas unidades de saúde do estado. O número representa 80% do público-alvo da campanha.
Conforme a Secretaria de Saúde do Paraná, entre os grupos que devem receber a vacina, o que tem a menor procura é o de gestantes, cujo percentual de vacinação está em 62%. A baixa adesão das mulheres grávidas preocupa as autoridades de saúde do estado.
Além delas a campanha também é voltada para imunizar crianças com até cinco anos incompletos, pessoas com doenças crônicas, profissionais que atuam nas áreas de saúde, mulheres com até 45 dias após o parto e idosos com mais de 60 anos.
Como o estado atingiu o percentual mínimo, a Secretaria de Saúde decidiu estender a campanha também para crianças com até seis anos de idade incompletos.
A campanha de vacinação contra a gripe deve continuar em todas as cidades, até que todos os grupos atinjam o percentual mínimo de 80% de imunização. Em algumas cidades, como Irati, na região central do estado, o atendimento foi ampliado, para que as doses sejam aplicadas em mais pessoas.
A vacina protege contra os três sorotipos virais que mais causam a gripe no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Ele afirma que a vacinação dos grupos de risco reduz em 45% o número de internações por pneumonia e em até 75% o número de mortes em decorrência da gripe. As doses são aplicadas gratuitamente para quem está nos grupos de risco, em qualquer posto de saúde do estado.