24/04/2014
Em Campo Largo, Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa com vacina em idosos
24/04/2014
Fonte:Depcom/PMCL
No último dia 22, teve inicio a 16º Campanha Nacional de Vacinação contra gripe. Em Campo Largo, o lançamento da campanha aconteceu na Casa de Repouso Sagrada Família, no bairro Ouro Verde, onde 43 pessoas, entre idosos e funcionários da Casa, foram vacinadas por uma equipe do Departamento de Vigilância e Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
No mesmo dia, a vacina contra a gripe comum e contra o vírus influenza A (H1N1) foi disponibilizada nas Unidades de Saúde do município, onde continuará disponível até o dia 9 de maio, término da campanha.
Uma das integrantes da equipe de saúde, Angela Rosa Portela, explica a importância da vacina para os idosos. “O corpo de um idoso não produz tantos anticorpos, o que pode proporcionar a pneumonia ou deixá-los acamados. O objetivo do departamento é prevenir, por meio da vacina, que isto aconteça”, diz.
Segundo o enfermeiro e proprietário da Casa de Repouso, Roque Alves, desde 2009, quando a equipe iniciou a vacinação na Casa de Repouso, nunca houve casos de gripe. “Desde que a equipe começou a visitar a Casa, nós nunca tivemos casos de gripe forte ou pneumonia aqui”, conta.
A Campanha
Este ano, a Campanha, que é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde do Brasil, tem como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. Até o dia 9 de maio, todas as Unidades de Saúde de Campo Largo oferecem a vacinação contra a gripe comum e também contra o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína, das 8h às 17h. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que 28.761 campolarguenses sejam vacinados.
Em 2014, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). No ano passado, o público infantil era de seis meses a menores de dois anos. Além desta faixa etária, podem receber a vacina gestantes, em qualquer idade gestacional, mulheres de até 45 dias após o parto, com documento de comprovação, idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde que trabalham diretamente com o paciente, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e em outras condições clínicas especiais, com prescrição médica, presidiários e os funcionários do sistema prisional.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da vacina, por isso a importância do lançamento da campanha neste período que antecede o inverno, estação mais propícia para a gripe.
Dia “D”
No dia 26, dia da Mobilização Nacional de Vacinação Contra Influenza – que tem sido chamado de Dia “D” –, as unidades de saúde de Águas Claras, Bateias, Botiatuva, Caratuva, Cercadinho, Fazendinha, Ferraria, Guarany, Itaboa, Rivabem, Rondinha, Vila Glória e Centro de Saúde, estarão abertas das 8h às 17h.
Dados
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza.
Sobre a Influenza
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito.
A síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaléia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, existe dificuldade respiratória associada, que geralmente requerem hospitalização; nestas situações, denomina-se síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
A transmissão dos vírus ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
A principal recomendação é adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, manter ambientes arejados.
A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes.
*Com informações do Governo Federal