17/04/2014
Para que a coleta de resíduos recicláveis seja efetiva, é fundamental que cada um faça a sua parte. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, ainda são enfrentados problemas como separação incorreta e “sumiço” do saco do Reciclão.
Reciclão
Para facilitar o acondicionamento dos resíduos recicláveis, a Prefeitura de Campo Largo criou o saco do Reciclão, que é utilizado em um sistema de troca – quando o caminhão da coleta leva o saco cheio de lixo, um saco vazio é dado para o morador.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, muitos moradores recebem o saco do Reciclão, mas não o utilizam para a coleta seletiva – ou seja, os sacos acabam “sumindo” e não retornam ao sistema de troca. Isso impacta diretamente o processo, já que o número de materiais oferecidos para a população diminui.
Os sacos são renovados periodicamente. Porém, com o problema do “sumiço” de alguns deles, o sistema tem sido obrigado a continuar utilizando os sacos mais velhos.
A orientação da Secretaria é que o saco do Reciclão seja utilizado apenas para o descarte de material reciclável, voltando sempre para o sistema de troca – um cheio, por um vazio. Dessa forma, tanto o processo de coleta seletiva como o próprio morador são beneficiados.
Uso do saco preto
Muitas pessoas ainda possuem o costume de colocar resíduos recicláveis em sacos pretos comuns. Porém, os coletores são orientados a não pegarem esse tipo de saco no dia da coleta seletiva.
Por isso, é importante utilizar os sacos pretos exclusivamente para resíduos orgânicos e comuns.
Agenda de coleta
A coleta dos resíduos é dividida em setores dentro do município. Cada setor tem dias definidos para coleta seletiva e para coleta de lixo comum. De acordo com a Secretaria, não há um horário padronizado para o caminhão passar, mas a coleta é feita sempre entre 8h e 18h.
É possível consultar a agenda completa no site da Prefeitura ou ligando para o Disque Meio Ambiente no número 0800-645-0506.