Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 12:54:53
Opinião

Leite adulterado é um perigo para a saúde

Leite adulterado é um perigo para a saúde

22/03/2014

Um dos alimentos mais completos que a Natureza criou para os mamíferos, dentre os quais o Homem, o Leite é indispensável para a nossa alimentação. Com alto valor nutritivo, o leite contém água, carboidratos (basicamente lactose), gorduras, proteínas (principalmente caseína), minerais e vitaminas em diferentes estados de dispersão. Só não é mais completo porque não possui quantidade suficiente de Ferro e vitamina D, mas contém Cálcio, além de outros nutrientes, como base.

Pois bem, o Leite deveria ser assim, um alimento indispensável para nós. Infelizmente, porém, a ganância, a falta de ética, o descaso na fiscalização, acabaram por colocar em xeque esse alimento.

Atravessadores vêm, há muito tempo, adulterando o produto, acrescentando Ureia, que contém Formol e pode causar sérios danos à nossa saúde. A Ureia é utilizada para mascarar a grande adição de água ao leite, o que aumenta o volume do produto, gerando lucros exorbitantes para os fraudadores.

A prática, verificada inicialmente no Rio Grande do Sul, não é nova, e o produto resultante desta mistura, é comercializado em embalagens Longa Vida, principalmente em Santa Catarina e no Paraná. No ano passado, o Ministério Público passou a investigar a prática, que parecia disseminada naquele Estado, e milhares de litros de leite foram retirados do mercado. Agora, novo lote de leite fraudado está sendo retirado das prateleiras de supermercados e panificadoras. Trata-se inicialmente de dois lotes do Leite UHT Integral, da marca Líder. A orientação é que quem já adquiriu o produto também suspenda o consumo imediatamente. Os lotes “Lob 04 D 06:00”, fabricado em 13/02/2014, e “Lob 18 C 04:01”, fabricado em 14/02/2014, produzidos no Rio Grande do Sul foram distribuídos no Paraná. A orientação das autoridades é para que os comerciantes  recolham o produto irregular que porventura ainda esteja à venda. Já as pessoas que têm o leite em casa devem evitar o consumo e buscar os seus direitos.

Cerca de 99 mil litros de leite adulterado foram enviados à unidade da LBR Alimentos em Lobato, no Norte do Paraná, e distribuidos em todo o Estado. Se esse leite for consumido por um longo período pode causar intoxicação por Formol, e até câncer.

Nós, os consumidores, começamos a perder a confiança nesse que deveria ser um alimento puro, isento de qualquer produto químico, livre de qualquer falcatrua. Já não bastava as verduras, hoje carregadas de resíduos de agrotóxicos que tanto mal fazem à nossa saúde, agora o Leite. O que acontecerá amanhã? Será que, por segurança, deveremos  produzir o nosso próprio alimento, plantar o nosso feijão e arroz e criar uma vaca?