10/03/2014
Secretaria de Saúde promove vacinação contra HPV em escolas
10/03/2014
Fonte: Inca – Ministério da Saúde
No período de 10 a 14 de março, a Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação contra HPV em escolas públicas e privadas do município. O motivo é a +inclusão desta vacina no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos pelo Ministério da Saúde.
Podem receber a vacina meninas nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003. O objetivo da ação é a prevenção contra o câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
Depois da primeira dose, é necessário tomar outras duas, uma seis meses depois e outra cinco anos depois. As doses sequentes estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Largo a partir do dia 17 de março.
Para a vacinação nas escolas não será necessária autorização ou acompanhamento de responsáveis. Porém, caso os mesmos não autorizem a vacinação na escola, deverão encaminhar um “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.
Meninas que não forem vacinadas nas escolas, que estejam dentro da faixa etária estipulada, e desejarem a imunização podem procurar a UBS mais próxima de sua casa com um documento de identificação em mãos.
Para mais informações, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica de Campo Largo pelos telefones (41) 3291-5075 / 3291-5116.
*Sobre o HPV
Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.
A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste e é causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.