Terça-feira às 15 de Julho de 2025 às 03:38:59
Política

Campo Largo está há 24 anos sem um representante político

Campo Largo está  há 24 anos sem um representante político

21/02/2014


Há 24 anos sem um representante na Assembleia Legislativa do Paraná (o último foi o lapeano Acyr Mezzadri - PMDB, deputado estadual por duas vezes (1983/1986 e 1987/1990), Campo Largo é o único dos grandes municípios da Região Metropolitana de Curitiba que perdeu poder político, ao longo dessas duas décadas e meia.

A falta de um representante local na Assembleia Legislativa do Paraná foi destacada pela maioria dos entrevistados da Folha de Campo Largo, nesta edição de aniversário de 25 anos de fundação. A percepção é que essa ausência traz graves prejuízos para o Município, que deixa de receber atenção direta do Governo do Estado, bem como do Governo Federal. O Município pode ter perdido até investimentos como grandes indústrias, por não ter na Assembleia Legislativa quem pressione o Governo, a seu favor.

Campo Largo tem número de eleitores suficiente para eleger um deputado estadual (até dois) e um federal, além de decidirmos a eleição de senador e de governador do Estado. Há 25 anos, éramos pouco mais de 40 mil eleitores, no Município, hoje somamos cerca de 80 mil. A tendência é dobrar esse número, com folga, nos próximos 25 anos, chegando a mais de 160 mil eleitores.

As eleições de 2014 vão mostrar o que os campo-larguenses aprenderam dessa dura lição, de não votar em candidatos próprios, nesses 25 anos. Hoje a Justiça Eleitoral realiza o recadastramento dos eleitores do Município, com identificação biométrica. Ficará mais fácil, mais rápido e mais seguro, votar. Falta apenas a conscientização dos eleitores, o voto em um candidato local que, se eleito, traga investimentos para os campo-larguenses.