14/02/2014
*Gastão Schefer
Onde há dinheiro há criminosos por perto. No mundo dos cartões de crédito, infelizmente, não é diferente: as chances de você conhecer alguém que já tenha sido vítima de fraude bancária com o uso de cartões de crédito são grandes e pode, até mesmo, que você mesmo já tenha lidado com isso.
Sempre me perguntam: Delegado Gastão, o que eu posso fazer para evitar isso? Para te ajudar a evitar situações deste tipo tem algumas dicas fáceis.
Caso você desconfie que sua senha foi descoberta ou seu cartão foi clonado, extraviado ou roubado, não espere pelo pior. Bloqueie na hora o seu cartão, troque sua senha e solicite um novo conjunto para seu banco. É melhor ficar alguns dias sem cartão do que muito tempo sem dinheiro.
Corte o mal pela raiz. Quanto antes uma fraude for detectada, menores serão os estragos. Fazer um acompanhamento, pelo menos semanal, do seu extrato ajudará a reduzir os riscos.
Use diferentes números e critérios de senhas para funções distintas. Nunca use as mesmas senhas do banco ou do cartão em cadastros de sites e outros que não dispõem da mesma segurança.
Não precisava nem dizer, mas nunca anote a tua senha no próprio cartão bancário. Se você perder ou for roubado, vai ficar fácil para o bandido usar, ou seja, é dinheiro na mão do vagabundo.
Já foi constatado que muitas pessoas lesadas em golpes no cartão usavam senhas comuns, como data do nascimento ou número do telefone e outras que guardavam a senha anotada junto ao cartão. Seja cauteloso e use números que não sejam tão óbvios como 0123456 ou parecidos.
Quando entregar seu cartão para fazer alguma compra, confira na hora de devolver, se o cartão é realmente o seu. Verifique também se o valor cobrado foi correto e se o seu cartão não é passado mais de uma vez na máquina. Procure informar-se sobre qualquer situação que lhe pareça anormal.
Tome atenção também para ver se está na hora de colocar a senha, e não no momento do valor ou outra função da maquininha.
Observe sempre que digitar o primeiro dígito da sua senha se o que aparece no visor é um asterisco ou coisa parecida. Um golpe muito comum é entregarem ao cliente o terminal aguardando a digitação do valor. O cliente digita sua senha e ela fica visível para o atendente que pede desculpas e reinicia a transação, mas já decorou sua senha.
*É Delegado de Polícia Federal, Mestre em Administração de Empresas pela John Molson Business School - Montréal Canadá, Pós-Graduado em Gestão Estratégica PUC-PR e Graduado em Direito PUC-PR. www.facebook.com/delegadogastao