Nome científicico Citrus reticulata, são muitas variadades, conhecida como: tangerina, mandarina, mimosa, vergamota, bergamota, morgote, mexerica, poncã, ponkan, laranja cravo, tanja, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado. A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, vitamina C, Cálcio e Fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geleias. O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como Potássio, Cálcio, Fósforo e Ferro.
PROPRIEDADES: Fruta ecologica, ajuda eliminar chumbo e metais pesados no organismo por contaminação ambiental, a pectina da polpa reduz o colesterol e seu suco é antiviral. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico, junto com o Cálcio e o Fósforo no desenvolvimento dos dentes, dos ossos e da vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina A para a saúde dos olhos, da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do Complexo B estimulam o apetite, o crescimento e fortificam os nervos. Uma boa fonte de magnésio para os ossos e músculos, importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.
Tem efeito diurético, digestivo e laxativa, aumenta a eficiência física, indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. Se ingerida com bagaço, melhoram o funcionamento dos intestinos. As fibras nos protegem do câncer, das diabetes e das doenças cardiovasculares. É útil contra o ácido úrico, a gota, estresses, reumatismo e cálculos renais. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante.
FORMAS DE USO: Ela pode ser usada ainda, no preparo de sucos, licores, saladas-de-frutas, geléias, doces, o suco no temperos de carnes e outros.
RECEITA: Geleia do suco com o bagaço e as cascas. "Lave bem as frutas"
Ingredientes: 6 poncãs descascadas com os gomos amassados, as cascas cortadas em tirinhas, 6 xícaras de açúcar e suco de 1 limão.
Preparo: primeiro, as cascas já lavadas e cortadas em tirinhas ferva por cinco minutos, escorra a água e repita a operação mais duas vezes. Depois, coloque na panela a polpa da fruta amassada, sem as sementes, junte as tirinhas das cascas já escorridas e ferva por meia hora em fogo médio com a panela tampada. Após, acrescente o açúcar, um limão e mexa até dar ponto. A geléia fica pronta com pedaços da polpa da fruta e combina com vários acompanhamentos. Fontes: Toda Fruta/Globo.com
SAÚDE DA NATUREZA E TERAPIA NATURAL.
Reinaldo Coelho de Andrade: Naturólogo, Naturoterapeuta e Pesquisador de Terapias Naturais para uma Saúde Integral Email: reinature@hotmail.com
Fone 3292-1453