Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 04:55:34
Saúde

Câncer

23/08/2013

70% dos casos diagnosticados de câncer estão em estado avançado

Câncer

23/08/2013

“Deveria existir uma preocupação maior com a prevenção”. Quem afirma é o cirurgião oncológico Alexandre Guedes, do Hospital São Lucas, o qual explica que, dos atendimentos na área oncológica em Campo Largo, em cerca de 70% dos casos o diagnóstico já é feito em estado avançado.

O médico alerta para a importância de realizar um trabalho de prevenção, para reverter essa porcentagem. Segundo ele, quando está em estágio avançado, o câncer dificilmente tem cura, mas, se detectado precocemente as chances de cura chegam a 90%. Alexandre exemplifica com o câncer de mama, que, quando já se sente o nódulo a chance de cura é em torno de 20%, mas se já é diagnosticado na mamografia, sem ainda sentir o nódulo, a chance de cura pode chegar a 90%.

Segundo Alexandre, câncer é a segunda doença que mais mata, ficando atrás apenas de doença cardiovascular – infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para evitar estas doenças é preciso ter hábitos de vida saudáveis, como não fumar, ter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios regularmente. Mas, além disso, é preciso fazer exames periodicamente – para mulheres o médico destaca os exames de preventivo de colo de útero e mamografia como os essenciais; para os homens ele orienta para que realizem o PSA (Antígeno Prostático-Específico – exame de sangue) e o exame de toque – ambos são importantes porque em alguns casos em um exame pode apresentar alteração e em outro não. “Muitas pessoas não têm o hábito de fazer exames, têm preconceito de ir ao médico ou falam que não precisam”, lamenta Alexandre.

O caso mais comum de câncer é o de pele. Em segundo lugar está o câncer de mama entre as mulheres e o câncer de próstata entre os homens. O terceiro caso mais comum de câncer entre as mulheres é o de colo de útero e entre os homens de pulmão. “Esta é uma realidade de Campo Largo e região, mas que também reflete em todo o Brasil”, explica o especialista.

Como os sintomas demoram a aparecer, o câncer já é diagnosticado em estado avançado. Alexandre comenta que muitas pessoas não fazem o exame preventivo, ou por falta de orientação ou até mesmo porque muitas vezes o sistema público de saúde é demorado e pode ser um processo lento até conseguir chegar ao especialista.

Ele explica que o sintoma de câncer de mama é um caroço no seio, de colo de útero é sangramento ou dor durante a relação, de próstata geralmente os sintomas aparecem quando já é metástase e o homem começa a sentir dores generalizadas, principalmente nas costas. O tratamento é realizado com quimioterapia, radioterapia ou até mesmo cirurgia.