23-04-2010
A apicectomia é uma cirurgia que tem por finalidade a remoção da lesão (tecido infectado) que se forma na ponta da raiz do dente.
23-04-2010
A apicectomia é uma cirurgia que tem por finalidade a remoção da lesão (tecido infectado) que se forma na ponta da raiz do dente. Muitas vezes essa lesão é curada após o tratamento de canal, mas em alguns casos ela não desaparece completamente necessitando da remoção cirúrgica. O paciente pode não sentir dor alguma e o desenvolvimento da lesão é gradual e lento, provocando destruição óssea da região. Na maioria das vezes, apenas com a radiografia essa lesão poderá ser percebida.
Existem dois tipos básicos de cirurgia: uma que apenas remove a lesão através de curetagem e outra mais comum que, além disso, remove um pedacinho da ponta da raiz. A apicectomia é bem indicada quando o tratamento etratamento do canal não curou a lesão ou quando o dente em questão apresenta pinos ou próteses onde muitas vezes é preciso remover ou cortar para chegar até o canal.
A maioria das apicectomias são realizadas em consultório, sob anestesia local e leva de 30 a 90 minutos. A duração dependerá da localização do dente e da complexidade da estrutura da raiz. Procedimentos nos dentes da frente são geralmente mais curtos. Aqueles em molares inferiores geralmente levam mais tempo. São raras, mas recidivas da lesão podem ocorrer e somente a extração do dente resolve definitivamente o problema.
Drª Anelize V Silva Sant Anna
Cirurgiã- Dentista
Especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial
CRO PR- 18522
Marechal Deodoro, 80
3032 1922