Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 07:45:43
Saúde

Prevenção e tratamento: Dor no calcanhar 23/04/2010.

Prevenção e tratamento: Dor no calcanhar  23/04/2010.

Os esforços realizados no dia-a-dia, sejam para atividades de rotina ou para realização de atividades físicas, podem acarretar desgastes naturais ou lesões.     Os pés, de um modo geral, são estruturas sobrecarregadas; pois é sobre eles que existe a descarga de todo o peso corporal enquanto se está em pé ou durante a realização da marcha (caminhada), e especialmente em corridas, onde o impacto fica ainda maior.
    Devido a estes fatores, as queixas de dor no calcanhar estão entre as mais frequentes nos consultórios. Existem várias causas possíveis para desencadear problemas e dores no calcanhar.
    Entre as causas mais comuns estão: o esporão de calcâneo e a fasceíte plantar. No esporão de calcâneo existe uma alteração óssea na região do calcanhar e na fasceíte plantar, uma inflamação nas estruturas (tecidos) da planta (sola) do pé.
    Segundo pesquisas, é mais frequente em mulheres e em pessoas com sobrepeso (excesso de peso), mas também afetam homens, pessoas que passam muito tempo em pé ou caminhando e atletas (profissionais ou de fim de semana) que exerçam impacto constantemente nos calcanhares.
    Normalmente a dor é percebida já nos primeiros passos ao levantar pela manhã; longos períodos em pé, caminhadas e corridas também podem desencadear a dor.
    É necessário realizar uma avaliação do quadro clínico e realizar exames de imagem (rx, ultrassonografia) para que se possa chegar ao diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado para o caso em questão; de preferência, o mais precocemente possível (logo que seja percebido o início da dor na região do calcanhar), visto que o resultado do tratamento surge mais rapidamente quanto antes seja iniciado. Dores crônicas (antigas), em geral, demoram mais para responder ao tratamento.
    É sempre importante ressaltar a importância da prevenção. Neste caso, a prevenção pode ser realizada através da manutenção do equilíbrio muscular (fortalecimento e alongamento); manutenção e controle do peso adequado; utilização de calçados corretos, com bom amortecimento no calcanhar para realizar caminhadas e corridas, e inclusive para trabalhar em pé ou realizar atividades cotidianas.
    A fisioterapia atua tanto na prevenção quanto na reabilitação dos casos de dor no calcanhar. Através dos tratamentos, é possível atuar no equilíbrio muscular (alongamento e fortalecimento), no alívio da dor e no tratamento da inflamação.
    É preciso estar atento aos cuidados de prevenção e aos sintomas de dor para que se trate o problema logo no início; pois estas dores normalmente perseveram por um período longo, visto que sempre existe esforço sobre a área da lesão (toda vez que se apóia o pé no solo).    Portanto, quanto antes tratada, menos incômodo e mais rapidez no alívio dos sintomas.

Dra Fátima Almeida Toppel - Fisioterapeuta - Crefito 8-53691-F - Especialista em Acupuntura Sistêmica e Auricular (Medicina tradicional Chinesa) e Formação em Pilates pelo PhysicalMind Institute - Fisiocorpus - Telefone: 3032-3632 e 9966-3632.