25/05/2013
H1N1 já matou duas pessoas no Paraná, diz secretaria de saúde
25/05/2013
Fonte:G1.com
Foto:Internet
De janeiro a maio deste ano, foram confirmados 38 casos de Influenza A (H1N1), sendo que duas pessoas morreram em consequência da doença. As informações integram o primeiro boletim da gripe da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, divulgado na sexta-feira (24). Ao todo foram registrados 115 diagnósticos de gripe: 46 de Influenza A (H3N2) e 29 de Influenza B. Outros dois casos foram confirmados como vírus Influenza A, mas sem especificação do subtipo viral.
As mortes ocorreram, conforme a secretaria, na regional de saúde de Jacarezinho, no norte do estado. Uma das vítimas foi um morador do município de Santo Antônio da Platina.
Segundo a Secretaria de Saúde, o homem tinha 30 anos e sofria de obesidade mórbida. A segunda morte foi de uma mulher de 45 anos, que residia em Ibaiti. Também conforme divulgado pela secretaria, a vítima procurou atendimento já com a doença em um quadro avançado.
Ao considerar todos os vírus de gripe monitorados pelo governo estadual, percebe-se que a regional de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, registrou a maior quantidade de casos. Foram 24. Em seguida, aparecem a regional de Maringá, 18, de Londrina, 17, e a Metropolitana de Curitiba, 15. O subtipo A (H3N2) registrou o maior número de confirmações e representa 40% dos casos de gripe confirmados até o momento.
Cuide-se
A Secretaria de Saúde alerta que a tendência é que o número de casos aumente com a queda das temperaturas. Para evitar o contágio a orientação é manter as mãos bem higienizadas, se possível com o uso de álcool gel. É preciso também manter os ambientes arejados e limpos. Todas as pessoas que apresentarem os sintomas (febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, falta de ar, cansaço e dores nas costas) devem procurar atendimento médico.