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O que é TDAH? 23/05/2013

O que é TDAH? 23/05/2013

23/05/2013

Muito se tem falado em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sendo este um tema de muito interesse, principalmente para os pais e escolas. Crianças distraídas, inquietas, desastradas e com problemas escolares frequentemente não são dessa forma porque são mal educadase nem poroutra culpa qualquer da família. Muitas vezes elas podem ter o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade (abreviado como TDAH em português ou ADHD, em inglês).

Mas a criança dita com “TDAH” precisa de uma atenção especial da parte dos familiares e da escola sim, pois o que se houve é que o sujeito que tem “TDAH” é inteligente e criativo, mas não consegue desenvolver todo seu potencial em função do transtorno que tem três características principais: desatenção, impulsividade e hiperatividade. Apresenta dificuldade em atividades que exijam concentração sem que desvie sua atenção para bem longe e se perca numa imensidão de pensamentos. Neste sentido, é comum cometer erros por falta de atenção a detalhes e faz várias coisas ao mesmo tempo, ficando com inúmeras tarefas por terminar. Estas são algumas das características que já são rotuladas como sendo comportamento do TDAH.

O transtorno, que não é raro, costuma se manifestar na infância, mas há adultos que o apresentam sem nunca terem chegado ao diagnóstico. É de extrema importância identificar esta condição porque determinadas condutas (incluindo terapêutica medicamentosa) podem corrigir ou atenuar as manifestações. Médicos que atendem crianças, professores e administradores escolares precisam conhecer melhor esta questão. Mas oTDA ou TDAH, seja como for, constitui-se cada vez mais uma espécie de “certeza diagnóstica” muitas vezes infundada. Acaba sendo o resultado de uma espécie de “transtorno” de atenção, muitas vezes acompanhado de uma hiperatividade dos cuidadores e profissionais, que acabam não sabendo o que fazer com aquilo que é sintoma e não causa de situações conflitantes psíquicas.Neste sentido, devemos ficar atentos à generalização e rotulação de crianças ditas com “TDAH”, pois se tratados de forma errada podem causar grandes prejuízos ao indivíduo nas várias esferas da sua vida (profissional, pessoal, social).

Portanto, é importante um “diagnóstico” que compreenda a complexidade do agir das crianças nas suas diversas interfaces a fim de possibilitar um atendimento clínico ampliado e o tratamento correto que respeita a singularidade de cada um, não rotulando em características ou sintomas. Além dos medicamentos e da psicoterapia, o indivíduo dito com “TDAH” deve ter avaliação e acompanhamento PSICOPEDAGÓGICO. Esse profissional será encarregado de trabalhar a parte cognitiva do aluno, dando suporte à escola e aos pais reduzindo danos e perdas, tanto para o sujeito com TDAH, como para sua família.