Segunda-feira às 20 de Maio de 2024 às 01:13:39
EM CAMPO LARGO 13º | 22º
Opinião

Demissão é apenas a ponta do ?iceberg?

Demissão é apenas a ponta do ?iceberg?

10/05/2013

Pode ser que abaixo da linha d´água exista apenas gelo, mas a estranha demissão, por telefone, do secretário municipal de Obras de Campo Largo, Maurício Rivabem, na última Sexta-feira, pelo prefeito Affonso Guimarães, pode ter sim, motivação política. Afinal, Maurício, pelo que se sabe, seria candidatíssimo a deputado estadual nas próximas eleições.

Discutia-se nos meios políticos, desde Janeiro, como ele, Maurício, iria colocar a sua candidatura, se há informações de que o candidato do prefeito deverá ser outro. A saída de Maurício, se analisada por esse lado, já estava anunciada, desde que assumiu. Há informações não oficiais de que, como ele, pelo menos um outro secretário deverá deixar sua Pasta, antes do final de 2013, ou início de 2014, para se preparar para a candidatura.

Mas tudo isso fica no campo da especulação, uma vez que o secretário demitido se desculpou e saiu afagando o ego do prefeito, mesmo que esse não tenha poupado o “companheiro”, sobre a questão da confiança. Até mandou fazer uma auditoria na Secretaria, bem como uma sindicância, sob a alegação de que a população precisa ser informada, com transparência, sobre o que aconteceu.

Transparência é tudo o que a população quer. Quer saber quanto o Município paga para a coleta e disposição final do lixo; quer saber quanto o Município paga pelo espetacular volume de saibro retirado das saibreiras do interior, a quantidade e para onde vai todo esse material; quer saber quantos e quais são os parentes na Administração Municipal; quanto eles ganham e para fazer o quê; quer saber como são utilizados os recursos do SUS, já que a Saúde continua não funcionando. A população quer, sim, mais asfalto, mais escolas, mais creches (a fila de crianças sem creche já passa de mil); quer mais saúde e mais eficiência no serviço público. Só isso já basta.

Quando falamos que a demissão do secretário de obras é apenas a ponta do “iceberg”, não estamos fazendo nehuma denúncia, nenhuma acusação. Afinal, quem mandou fazer auditoria na Secretaria, a sindicância, não foi o jornal, não foi o povo, foi o prefeito. Ele, com certeza, parece desconfiar de algo e, pelo jeito, não sabe o que é. O ex-secretário diz que está limpo, e como pessoa honesta que aparenta ser, devemos acreditar nele. Vamos dar tempo ao tempo,  para ver o que acontece.