Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 06:11:26
Opinião

Água sobra aqui e falta em outro lugar

Água sobra aqui e falta em outro lugar

22/03/2013

A Água é o bem mais precisoso que a Humanidade possui. Sem esse líquido criatalino, que mata nossa sede  e lava o nosso corpo, não poderíamos existir, e nem poderia existir nenhuma vida no Universo. Nesta Sexta-feira (22), o mundo comemora o “Dia Mundial da Água”, criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através de resolução no 21 de Fevereiro de 1993, declarando o dia 22 de Março de cada ano como sendo o “Dia Mundial das Águas” (DMA). Esta é uma das recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Nesse dia é dever do cidadão, e principalmente dos jornalistas e veículos de comunicação, enfocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de Água potável, ao aumento da consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da Água, fontes e suprimentos de Água potável, e da sociedade, para a importância da preservação desse bem vital.

A Água é considerada um símbolo sagrado na maioria das religiões, incluindo o Hinduísmo, o Cristianismo, o Judaísmo, o Islamismo, Xintoísmo, Xamanismo e Wicca. É simbolizada, na alquimia, pelo triângulo com a ponta voltada para baixo, feminino. Quase todos os rituais religiosos, ao redor do mundo, são realizados na presença deste elemento, em taças, rios, lagos ou no mar. Esse misticino que a Água possui, envolve quase todas as crenças.

É importante chamar a atenção para a necessidade de uso racional da Água, seu reaproveitamento e a sua proteção. A Água que sobra aqui, que provoca inundação, deslizamento de encostas, enxurradas, falta, em muito lugares do planeta. No Brasil é comum ouvirmos notícias de seca no Nordeste, onde até para beber, a água é escassa. Morre o gado de sede ou de fome, por falta d´água para irrigar o pasto. Não nos dá a vaca, o leite, porque sem a água seu corpo não o produz.

Pela Água acontecem guerras, se mata, se corrompe, se assalta, como os roubos de caminhões de Água, comuns no Nordeste brasileiro.

A Humanidade precisa entender que, sem a Água, pode desaperecer da face da Terra, ou do Universo. Porque se existe vida em outro planeta, só existirá porque deve existir Água em abundância.