Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 06:52:26
Opinião

A importância da Educação Ambiental

A importância da Educação Ambiental

08/02/2013

Se a humanidade realmente pretende salvar o Planeta, precisa agir de forma rápida e permanente, com ações locais e globais que impeçam a poluição ambiental em todos os níveis. Os governos precisam não apenas multar os poluidores quando os desastres já aconteceram, mas procurar impedir que eles ocorram. E isso só se faz com medidas duras, fiscalização permanente e Educação. É difícil fazer com que uma pessoa, semi-analfabeta e sem educação, entenda que não pode misturar produtos recicláveis com restos de alimentos porque, contaminados, os materiais recicláveis perdem o valor econômico e deixam de ser atraentes para as empresas de reciclagem. A maioria da população não consegue entender a diferença entre orgânicos e inorgânicos, e é exatamente aí que deve entrar o poder público.

O Brasil aparece entre os países que mais reciclam embalagens PET e embalagens de Alumínio. Isso graças à infeliz necessidade de  uma importante parcela da população, que fez da catação de latas de alumínio e embalagens PET o seu meio de vida. Torta ou não, esta atividade acabou nos beneficiando, como um país que recicla. Falta, entretanto, apoio dos governos, Federal, Estadual e municipais para que, aproveitando esta “vantagem”, fazer com que 100% dos lares brasileiros coloquem a separação do material reciclável, do lixo orgânico, como prioridade. É possível uma residência, qualquer uma, produzir absolutamente “zero” de lixo. Dizem os especialistas que até o lixo de banheiro pode ser reciclado. O lixo orgânico pode ser compostado até mesmo em apartamentos. É um material aproveitável em 100%. O resto, papel, papelão, vidro, metais, deve ser separado e entregue para os recicladores, porque apesar de não ter quase nenhum valor, na porta de casa, se separado e acumulado, pode ser reciclado, é fonte de recursos econômicos e ambientais incalculáveis, gera empregos, impostos e dividendos ambientais importantes para a cidade, o Estado e o País.

Educação Ambiental deveria ser matéria obrigatória nas escolas, como disciplina, para que a nova geração já entenda que deve utilizar menos embalagens, reutilizar o que puder e reaproveitar ao máximo os produtos. Nossa sociedade desperdiça muito, inclusive e principalmente alimentos. Nós jogamos no lixo mais de 25% dos alimentos que produzimos ou compramos, e pagamos caro por eles. Se todos procurarem economizar e aproveitar mais, os alimentos, e selecionar os materiais recicláveis, em casa, estaremos  dando um importante passo para nos tornarmos uma sociedade melhor, autossustentável, e mais feliz.