16/11/2012
Quem quer controlar o peso ou precisa ficar atento a níveis de colesterol não precisa fugir dos churrascos. Ficar atento à algumas informações importantes, como:
- Escolher o alimento certo para assar, prefira carnes como o mignon (121 Kcal para 100 gramas), a picanha (156 Kcal), a maminha (158 Kcal) e a alcatra (200 Kcal), retirando a gordura depois de assadas. Fora do prato ficam o cupim (250 Kcal), a costela (Kcal 380) e a linguiça (280 Kcal).
- Substitua coxas e asas de frango (ambas podem ter mais de 150 Kcal) por peito (100 Kcal).
- Experimente assar peixes como salmão e tainha (com cerca de 200 Kcal) na grelha. São ricos em ômega 3 e têm menos gordura do que as carnes vermelhas.
- Cuidado com a combinação de acompanhamentos ricos em carboidratos como arroz (140 Kcal para 100 gramas), maionese (189 Kcal), macarrão (de 150 Kcal para cima) e pães (um pão com alho pode chegar a 180 kcal a unidade).
- Fontes de fibras e vitaminas, as saladas são essenciais para que a refeição se torne mais balanceada, sem falar que têm poucas calorias. Folhas verdes como escarola, agrião ou rúcula são altamente desintoxicantes.
- Abacaxi (50 Kcal por fatia de 80 gramas) assado é ótimo para auxiliar na digestão. Outras opções são manga, maçã e pêra.
Algumas dicas
Uma boa dica é fazer espetinhos mistos ou individuais com abobrinha (baixíssimo valor calórico), berinjela, tomate (rico em licopeno e quando aquecido libera mais essa substância protetora de câncer) e cebola (ótima para a circulação e sistema imunológico) para assar na churrasqueira.
Uma receita barata e saudável é assar sardinha na churrasqueira, peixe barato e riquíssimo em ômega 3. Você tempera o peixe com sal e limão, coloca no papel alumínio, cobre com rodelas de tomate, cebola e demais vegetais de sua preferência, quando o peixe estiver quase pronto abre o papel alumínio e rega com azeite de oliva (não deve ser colocado no início da preparação pois perde suas propriedades antioxidantes pela saturação da gordura pelo calor).
A carne mais ao ponto tem sua digestão facilitada, se deixar demais a carne na grelha também faz com que a acroleína substância tóxica seja liberada em maior quantidade.
Um churrasco saudável sempre pede uma salada de folha verde como escarola, agrião, rúcula ou mesmo brotos todos altamente desintoxicantes.