02/11/2012
Veneno de cobra aumenta chances de vida em até 70% nos casos de câncer de pele
02/11/2012
Fonte:R7.com
O Instituto Butantan realiza uma pesquisa com veneno de cobra que pode aumentar em até 70% as chances de sobreviver em casos de câncer de pele.
Esse estudo desenvolvido pela unidade da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo utiliza a crotamina da cascavel – toxina isolada do veneno do animal.
A pesquisa que foi realizada em camundongos com câncer de pele mostrou um aumento de 70% de sobrevida além de retardar o crescimento do tumor ou inibir sua formação completa.
A crotamina possui grandes vantagens em relação ao uso de outras drogas anticancerígenas: ela é solúvel em diferentes solventes, não causa reações alérgicas e tem ação tóxica em células cancerígenas (câncer de pele).
Além disso, essa toxina reconhece as células normais das cancerosas, o que pode ajudar no desenvolvimento de novos medicamentos para o combate ao câncer.
A geneticista Irina Kerkis, coordenadora do projeto do Butantan explica que o trabalho está sendo feito para obter a crotamina na forma sintética.
— A partir daí, podemos começar os testes clínicos e, se, todos os resultados forem positivos, podemos ter medicamento para melanoma ou outros tipos de câncer em até cinco anos.