Segunda-feira às 20 de Maio de 2024 às 03:45:32
EM CAMPO LARGO 13º | 22º
Opinião

Nosso esgoto, nosso Meio Ambiente

Nosso esgoto, nosso Meio Ambiente

21/09/2012

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), está sendo investigada pela Polícia Federal por  despejar esgoto não tratado no Rio Iguaçu, o mais importante rio do Estado, e em alguns de seus afluentes. Durante toda esta Quinta-feira, os policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão em 19 cidades paranaenses.

A chamada Operação Iguaçu - Água Grande, é resultado de investigações que vêm sendo realizadas desde 2009, que enxerga a empresa como a maior poluidora do Estado.

Os termos usados pela Polícia Federal colocam a Sanepar como “uma empresa de fachada em termos de tratamento de esgoto, uma fraude”.  Segundo as investigações, a Companhia não trata o esgoto que coleta, despejando-o de forma clandestina nos rios, ou então faz o tratamento de forma inadequada”.  O delegado da Polícia Federal, que comanda as investigações, disse, em coletiva de Imprensa, em Curitiba, que “o tratamento do esgoto praticamente não existe”.
 

E agora Sanepar? Nós, os usuários, pagamos religiosamente as contas de água e esgoto, que são indissociáveis, mesmo sem termos o nosso esgoto coletado e tratado. Aqui em Campo Largo, menos de 40% da cidade tem rede de esgoto, e todos acreditavam que tudo o que era coletado era tratado, e que o Rio Pedreira, afluente do Iguaçu, receberia de volta água limpa. Fomos enganados, o nosso Rio Iguaçu (bem que dava para desconfiar) continuava poluído, fedorento, e vez por outra os peixes apareciam boiando, nas suas margens, em Balsa Nova. Era poluição mesmo, e pensávamos que seria poluição industrial. Que nada, era o esgoto despejado desde Curitiba, passando por Araucária e Campo Largo. E nós pagávamos por isso, e talvez teremos que continuar pagando.

Mas o errado, mais dia menos dia, é descoberto. Alguém terá que ser responsabilizado por isso. Afinal, trata-se de um dos mais importantes e maiores crimes contra o Meio Ambiente que se tem notícia no Paraná. Logo o Paraná, que era considerado um Estado que defende e respeita o Meio Ambiente.

Com esta bombástica notícia, não seria o caso de nós, os campo-larguenses, pensarmos na possibilidade de reavermos, para a Administração Municipal, a coleta e tratamento de água e esgoto no nosso Município, a Agualar?