14/09/2012
Contados desta Sexta-feira (14), serão apenas 23 dias até às eleições de sete de Outubro, quando os eleitores de todo o País deverão escolher os futuros prefeitos, vices e vereadores. Em Campo Largo, a efervescência política está chegando ao auge. Os candidatos buscam o menor deslize, o mínimo descuido, para tentar impugnar a candidatura dos adversários. Na Justiça Eleitoral, as denúncias e os pedidos de impugnação deverão começar a crescer a partir de agora.
Nesses últimos 23 dias, o eleitor, principal personagem desta campanha, precisa aguçar olhos e ouvidos, ficar atento para não permitir abusos, não se deixar “comprar” por candidatos, não aceitar valores ou vantagens, para fixar placas em suas casas (isso é crime), nem mesmo um “agrado”, algumas manilhas, ou um vale-gasolina, para deixar que o candidato afixe no parabrisas do seu veículo sua propaganda (isso também é crime).
O candidato que oferece dinheiro ou qualquer outra vantagem, em troca de propaganda, apoio ou voto, ao eleitor, pode e deve ser denunciado diretamente na Justiça Eleitoral. Pode e deve ter a sua candidatura cassada. Por isso, é importante que o eleitor não permita que nenhum candidato o use, e qualquer tentativa de compra de voto, deve ser denunciada. Mas é preciso que o eleitor tenha, em mãos, a prova da corrupção. Só desta forma poderemos melhorar o nível dos nossos representantes. Só desta forma estaremos contribuindo para que a Democracia se consolide e a Justiça seja feita.
Depende de cada um de nós, eleitores, a composição da Câmara Municipal. Se votarmos mal, se escolhermos pessoas despreparadas, a Câmara Municipal será ruim, será omissa nas suas funções, ou corrupta. Se votarmos nas pessoas melhores qualificadas, a Câmara será, sim, um poder de verdade, capaz de impedir que um prefeito mal-intencionado, consiga perpetrar qualquer tipo de falcatrua. Esse é o principal dever dos vereadores, fiscalizar os atos do Poder Executivo. Infelizmente, o que vemos, nos últimos anos, decênios até, são câmaras municipais despreparadas, com vereadores pontos para pagar botijões de gás ou contas de luz, para eleitores também despreparados, num desvio de função e de valores, dignos de democracias decadentes.
Vote bem. Cada eleitor é responsável pelo seu voto.