Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 08:16:56
Saúde

Comer sem pressa

Quem nunca ouviu que o horário das refeições deve ser respeitado, que é importante mastigar com calma e é errado comer na frente da televisão ou do computador? Mas pouca gente leva estas recomendaç&otild

Comer sem pressa

Quem nunca ouviu que o horário das refeições deve ser respeitado, que é importante mastigar com calma e é errado comer na frente da televisão ou do computador? Mas pouca gente leva estas recomendações a sério, o que é um erro. A tranqüilidade nestes momentos é fundamental para que nosso organismo consiga digerir e absorver adequadamente os nutrientes dos alimentos ingeridos.
Mas o que significa exatamente comer sem pressa? Mastigar os alimentos de forma suficiente a transformá-los de sólido a pastoso e permitir que a amilase salivar (primeira etapa da digestão) atue nos alimentos e prepare-os para as próximas etapas da digestão. Não existe um número mínimo de vezes que se deve mastigar cada garfada, mas a dica é triturar os alimentos muito bem antes de engoli-los e isso só se consegue reservando um tempo mínimo para as refeições. Se você é daqueles que engole a comida em cinco minutos e corre para a faculdade ou o estágio sem reservar um tempo à mesa, precisa começar a mudar este hábito e reprogramar seus horários. No começo pode ser difícil, mas com o tempo você vai se acostumar a chegar antes em casa ou a se programar para comer em um local próximo ao seu compromisso.
Afinal, um dos pontos importantes quando se fala em alimentação é conquistar uma rotina de horários e consumir alimentos saudáveis regularmente como vegetais, frutas, grãos e cereais integrais, laticínios - e evitar o excesso de açúcar e gorduras.
Ah! Também não vale comer na frente do computador, teclando com os amigos, ou da tevê, assistindo ao seu seriado favorito. O motivo? Porque não nos concentramos na comida e na mastigação e sim no que está se passando na tela.
Comemos no ritmo das imagens e emoções do que estamos vendo. Quando as cenas são mais agitadas ou geram ansiedade a tendência é exagerar na quantidade e na rapidez.
O resultado de comer depressa é um "congestionamento" no estômago. Como os sucos gástricos não dão conta de quebrar todo o bolo alimentar para que vá ao intestino e sofra os demais processos digestivos de forma adequada, há piora na eficiência da absorção dos alimentos, o que causa indigestão.
"Ao ser mastigado lentamente o alimento pode ser quebrado com mais eficiência, há esvaziamento mais rápido do estômago e melhor absorção dos nutrientes no intestino", afirma a nutricionista.
Conclusão: manter a calma e a concentração durante as refeições faz maravilhas pela sua saúde!
(Fonte: Nestlé , vida saudável)