Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 03:41:00
Saúde

Tabagismo

30/08/2012

Saúde faz ação educativa de controle do tabagismo

Tabagismo

30/08/2012

Fonte:AEN-PR

Moradores de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, foram convidados a trocar cigarros por frutas nesta quarta-feira (29), quando a Vigilância Sanitária fez no município um trabalho de educação e prevenção do tabagismo, celebrando o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Além da campanha “troque a nicotina pela vitamina”, agentes das secretarias estadual e municipal de saúde divulgaram informações sobre a lei antifumo, que proíbe o tabaco em locais fechados e completa três anos em setembro.

Os profissionais conversaram com moradores e comerciantes sobre a prevenção, os malefícios do tabaco e sobre os procedimentos da lei antifumo. Além da fiscalização por parte das secretarias, qualquer pessoa também pode denunciar à Ouvidoria Estadual do SUS do Paraná estabelecimentos que estejam irregulares. O telefone da ouvidoria é 0800 644 44 14.

“Essa ação busca prevenir a ocorrência de novos fumantes, além de esclarecer sobre o direito ao ambiente fechado livre da fumaça. A ação educativa é importante, mas deve estar acompanhada da fiscalização da lei e do tratamento de fumantes que querem largar o vício”, afirma o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Costa Santana.

De acordo com um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo menos sete pessoas morrem diariamente no Brasil por conta de problemas ligados ao fumo passivo. Quem convive com fumantes diariamente fuma o equivalente a 10 cigarros por dia e tem seis vezes mais chances de ter câncer no pulmão.

Para Dalva Elaine de Lima, técnica da vigilância sanitária de Tijucas do Sul, o trabalho serve de alerta à população. “É importante estimular os fumantes a largarem o vício, mas principalmente prevenir o uso do tabaco entre os jovens, já que o cigarro pode trazer diversas complicações futuras”, explica.

Proprietário de uma lanchonete na cidade, Edison Luis Valaski disse que os clientes vêm respeitando a lei antifumo. “É importante tratar da saúde de quem fuma e também de quem não fuma. Hoje a população está mais consciente e entende a importância da lei”, relata.

LEI ANTIFUMO – Desde que a Lei 16.239/2009 entrou em vigor, cerca de 67 mil estabelecimentos já foram fiscalizados. Desses, 7538 não estavam em conformidade com a lei e foram notificados. Em 68 casos foram emitidos autos de infração devido à reincidência.

Segundo Paulo Santana, nesta quarta-feira (29), foram fiscalizados em todo o Paraná 235 estabelecimentos e em apenas um foram encontradas irregularidades.