Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 02:27:59
Opinião

Duas notícias muito boas para a cidade

Duas notícias muito boas para a cidade

17/08/2012

A Folha de Campo Largo circula, nesta semana, com pelo menos duas notícias de grande interesse para o desenvolvimento da cidade de Campo Largo e do município vizinho, Balsa Nova. Uma das notícias é a decisão da Caterpillar, de passar a fabricar somente na planta de Campo Largo as retroescavadeiras 416E, que antes eram produzidas em Piracicaba  (SP) e em Campo Largo. Além da retro, a  fábrica de Campo Largo também passa a produzir dois modelos de pás-carregadeiras sobre rodas, máquinas um pouco mais robustas que a primeira.

A segunda notícia também é de grande interesse para os campo-larguenses, e para os balsa-novenses. Trata-se da decisão do empresário Joel Malucelli de construir no alto da serra de São Luiz do Purunã, um aeroporto de carga, com previsão de tornar-se também um terminal de passageiros para a Aviação Executiva, e posteriormente para outras aeronaves.

A possibilidade de implantação de um aeroporto nesta região pode mudar a fisionomia dos municípios próximos, atingindo também Curitiba e Ponta Grossa. Há anos, quando se falava em aeroporto, no Paraná, a região da serra de São Luiz do Purunã aparecia como uma opção importante, por ficar não muito distante de Curitiba e mais próximo de grandes municípios da região dos Campos Gerais. A região é menos suscetível aos nevoeiros que emperram a movimentação de pousos e decolagens em São José dos Pinhais, e traz a movimentação de cargas para mais perto do interior do Estado.

Campo Largo e Balsa Nova, e as empresas instaladas nos dois municípios, certamente serão os maiores beneficiários com a implantação de um aeroporto por aqui. Um aeroporto vai trazer, com certeza, mais empresas e maior densidade à economia da região. Ganhará também a cidade de Ponta Grossa, pois o novo aeroporto ficará pouco mais de 40 quilômetros distante da cidade, uma distância consideravelmente menor do que a distância do atual aeroporto comercial, em São José dos Pinhais.

Embora ainda não exista uma decisão concreta, a notícia é boa, muito boa, para Campo Largo e Balsa Nova.