17/08/2012
O candidato a vice-prefeito de Campo Largo, na chapa de Affonso Guimarães, Edilson Stroparo (PP), da coligação (PP/PT/PCdoB), continua com seu pedido de registro indeferido pela Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral conheceu o recurso, mas não deu provimento ao mesmo. Stroparo tem o direito de recorrer da decisão e entrou com um Agravo, contra a decisão da Justiça Eleitoral, no próprio TRE. Esse recurso deve ser julgado nos próximos dias.
Em contato com a Assessoria da campanha do PT, a reportagem da Folha foi informada que o partido encaminharia à Imprensa, uma nota de esclarecimento, que segue:
Vice de Affonso não
foi substituído
Recurso no TRE está em andamento contra a decisão de retirar a candidatura de Edilson Stroparo.
A decisão do Fórum Eleitoral de Campo Largo de indeferir o registro da candidatura Edilson Stroparo (PP) como vice-prefeito foi questionada pela defesa do candidato. O recurso para mantê-lo como vice de Affonso Guimarães (PT) corre no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e ainda não foi julgado.
O Fórum alega que Stroparo não enviou todos os dados exigidos pela Justiça Eleitoral para concorrer nas eleições deste ano. De acordo com a assessoria jurídica da Coligação “Campo Largo nas mãos de quem sabe fazer”, o próprio TRE-PR entendeu em casos parecidos que apenas o registro no sistema online Filiaweb, é prova da filiação partidária. Edilson Stroparo está filiado ao PP desde Setembro de 2011.
Até que o recurso apresentado ao TRE-PR seja analisado, Stroparo é mantido como candidato a vice-prefeito. Se o órgão negar o pedido, a Resolução nº 23.373 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina no artigo 67, parágrafo 3, que o direito de preferência para a sugestão de um substituto é do partido que já indicou o vice – nesse caso, o Partido Progressista (PP).