Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 03:46:33
Saúde

Saúde

16/08/2012

Ações de saúde para a Copa 2014 serão testadas em Foz do Iguaçu

Saúde

16/08/2012

Fonte:AEN-PR

Uma operação piloto para testar o preparo das vigilâncias em saúde e atendimento às urgências durante os jogos da Copa do Mundo será realizada em Foz do Iguaçu, no período de 11 a 14 de abril do ano que vem, quando acontecerão os jogos do X-Games Global 2013. O assunto foi um dos temas da reunião da Câmara Temática de Saúde, da Secretaria de Estado para Assuntos da Copa 2014, realizada nesta quarta-feira (15), no Palácio das Araucárias.

A operação, que será feita em parceria com o Ministério da Saúde, faz parte de um plano de ação conjunto que está em elaboração com diversos setores da saúde. "Nossas condições na emergência médica darão conta dos atendimentos na Copa do Mundo, sem prejudicar os atendimentos normais do dia a dia da população", disse o médico Vinícius Filipak, presidente da Câmara Temática da Saúde.

Segundo o secretário estadual da Copa 2014, Mario Celso Cunha, "a meta é atuar em cima de projetos que contemplem diversos municípios, além da sede em Curitiba. Vamos ter turistas espalhados por todo o Paraná, além de centros de treinamento de seleções e FanFest. Todos estes locais precisarão de intervenções no setor de saúde", disse.

A vereadora Maria Goretti, enfermeira de profissão, participou do encontro e afirmou que vai trabalhar para que sejam implantadas salas de situação para a Copa 2014 em todas as secretarias. A vereadora também reforçou a importância da Força Estadual do SUS, projeto que está em andamento, integrado por 12 pessoas altamente qualificadas da área de saúde pública.

Durante a reunião foi feita uma exposição em audiovisual sobre as ações da Secretaria Municipal da Saúde, quando o médico Luiz Antonio Bittencourt Teixeira, diretor do Centro de Saúde Ambiental, detalhou programas como Rede SUS de Curitiba, Centro Municipal de Urgência Médica, Pronto-Socorros, Central de Ambulância, Hospital de Curitiba e a Vigilância em Saúde.

"Nossa rede SUS é composta por 109 unidades básicas, oito centros de urgências médicas, Central de Regulação Médica, Central de Leitos Hospitalares, Samu, Siate em parceria com o Corpo de Bombeiros, além de hospitais de retaguarda e pronto socorros", relatou Bittencourt. "A copa será disputada no mês de junho, período de frio em Curitiba e de aumento de casos de problemas respiratórios. Por isso estamos tomando as medidas necessárias para a prevenção dessas doenças", completou.

O major Diogo Rodrigues, coordenador estadual do Siate, fez uma apresentação do sistema do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). "Estamos presentes em 50 municípios do Paraná com bombeiros militares profissionais, além de mais 64 municípios com bombeiros comunitários", relatou.

Segundo ele, o Corpo de Bombeiros já tem uma capacidade de socorristas compatível para os eventuais atendimentos na Copa do Mundo. “Vamos ter ainda o reforço de mais 819 vagas para soldados concursados, conforme autorização do governador Beto Richa", disse o major.

O assessor técnico da Celepar, Adão Pedroso, mostrou um quadro dos projetos já cadastrados para a Copa 2014, ressaltando a importância de todos os setores fazerem o mesmo, “pois publicaremos todas as informações, visando dar transparência a todas as ações".

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria da Saúde de Curitiba, SAMU internacional, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Hospital Cajuru, Associação Comercial do Paraná, Ministério Público, Celepar, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Câmara Municipal de Curitiba e SESP.