Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 03:25:45
Saúde

Doenças Cardíacas

15/08/2012

Tipo sanguíneo influencia risco de desenvolver doenças cardíacas

Doenças Cardíacas

15/08/2012

Fonte:isaude.net

O tipo sanguíneo de uma pessoa pode influenciar o risco de desenvolver doença cardíaca. É o que revela estudo de pesquisadores da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos.

A pesquisa sugere que pessoas com sangue raro tipo AB, apenas cerca de 7% da população dos EUA, têm um risco 23% maior de doenças coronarianas em comparação com pessoas com sangue tipo O. Enquanto isso, as pessoas com sangue tipo B têm um risco 11% mais elevado, e pessoas com sangue tipo A apresentam risco 5% maior.

"Enquanto as pessoas não podem mudar o tipo sanguíneo, nossa pesquisa pode ajudar os médicos a entender melhor quem está em risco de desenvolver doença cardíaca. Conhecer o seu tipo de sangue pode ser uma parte importante de se manter saudável e evitar doenças cardíacas. Se você sabe que está em maior risco, pode reduzir a chance de doenças através da adoção de um estilo de vida saudável", afirma o autor sênior do estudo Lu Qi.

O estudo incluiu a análise do tipo de sangue de cerca de 100 mil pessoas entre as idades de 30 e 75 anos, que participaram de dois estudos nacionais e foram acompanhados por pelo menos 20 anos.

Segundo os pesquisadores, eles ainda têm de entender a causa exata para esta conexão entre doenças cardíacas e o tipo sanguíneo. No entanto, eles dizem que pesquisas anteriores têm sugerido uma ligação entre certos tipos de sangue e níveis mais elevados de mau colesterol (LDL) e o tipo sanguíneo AB e mais marcadores de inflamação.

Eles ressaltam que mais pesquisas são necessárias para compreender essa relação. "Seria interessante estudar se as pessoas com tipos sanguíneos diferentes respondem diferentemente a intervenções no estilo de vida, como na dieta e na prática de atividade física", conclui Qi.