O alongamento muscular é uma forma terapêutica elaborada para aumentar o comprimento de estruturas musculares, e assim reduzir o chamado encurtamento muscular e melhorar a amplitude dos movimentos corporais.
Realizar alongamento é importante para todas as pessoas, pois com o passar dos dias, a estrutura muscular tende a ficar menos "elástica" e assim pode haver dificuldades de movimento e dor.
Para quem realiza atividades físicas, os alongamentos possuem algumas funções diferenciadas. Realizar alongamentos no início da atividade física é importante para preparar a musculatura para ter um melhor desempenho físico e distribuir o sangue de maneira uniforme na estrutura muscular, além de proporcionar maior flexibilidade articular para execução dos movimentos. Ao término da realização da atividade física, os alongamentos têm como objetivos principais promover o relaxamento dos grupos musculares que foram trabalhados e ajudar na eliminação do ácido lático, o que resultará na redução de dores musculares.
Os alongamentos também são importantes auxiliares na redução de lesões musculares, contraturas e distensões.
Regularidade na realização de alongamentos traz importantes benefícios para o corpo e para a saúde, como:
- Redução das tensões musculares e indução do corpo ao relaxamento;
- Prevenção de lesões (distensões musculares, entorses);
- Melhora da postura;
- Ativação da circulação sanguínea;
- Redução da ansiedade, do estresse e da fadiga;
- Prevenção de dores;
- Redução das tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas e dores articulares;
- Aumento da eficiência dos movimentos, proporcionando condições para melhoria da agilidade, força e velocidade dos movimentos, reduzindo o desgaste físico associado com a idade.
É importante que os alongamentos sejam realizados sob orientação de profissionais qualificados; pois devem ser iniciados cautelosamente e ir progredindo gradativamente; sempre atento à postura adequada, pois alongamentos realizados de forma incorreta podem provocar lesões ao invés de preveni-las.
Corpo alongado corretamente significa corpo com facilidade de movimentação, relaxado, sem tensões e dores musculares e com melhor circulação sanguínea.
A fisioterapia atua na aplicação de alongamentos através da fisioterapia convencional (cinesioterapia), hidroterapia, RPG (Reeducação Postural Global), Iso-stretching e Pilates, entre outras especialidades que visam entre outros objetivos, melhorar o alongamento e a flexibilidade do corpo de uma maneira geral.
Através da realização de alongamentos busca-se promover relaxamento e flexibilidade muscular, redução de dores e tensões, e aumento da sensação de bem estar corporal; além de proporcionar melhora na mobilidade do corpo de forma global, facilitando a execução dos movimentos, com ausência de dor.
Alongue-se: é possível obter um corpo "esticado" e relaxado!
Dra Fátima Almeida Toppel - Fisioterapeuta - Crefito 8-53691-F - Especialista em Acupuntura Sistêmica e Auricular (Medicina tradicional Chinesa) e Formação em Pilates pelo PhysicalMind Institute - Fisiocorpus - Telefone: 3032-3632 e 9966-3632