Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 08:52:29
Saúde

Posto do Jardim Serrinha recebe nova ambulância

Posto do Jardim Serrinha  recebe nova ambulância

29/06/2012

Foi realizada na sexta-feira, 22, a entrega de uma ambulância ao Posto do Jardim Serrinha, Balsa Nova. A doação foi da Cimento Itambé, a qual substituiu a antiga ambulância, que também havia sido doada pela empresa. A ação faz parte do Programa Itambé de Participação Social – PIPA.

Estiveram presentes o prefeito de Balsa Nova, Dinho Costa; a vice-prefeita, Araci Gequelin; o secretário municipal de Saúde Biazio Guarezi, a secretária municipal de Educação Sheila Marize Toledo. Representaram a Cimento Itambé o presidente Rubens Slaviero, o diretor superintendente Paulo Aguiar e o administrador financeiro Eduardo Slaviero.

O secretário Biázio Guarezi lembrou que a construção do Posto foi feita pela Itambé, com a qual a Prefeitura Municipal de Balsa Nova tem uma parceria muito positiva. “A empresa também fez recentemente uma pintura no Posto, sempre com objetivo de melhorar o atendimento e dar melhores condições à comunidade”, comentou. Ele completou que Balsa Nova adquiriu três veículos  para o programa Saúde da Família – são duas Kombi para o transporte de pacientes e uma Kombi ambulância – que beneficiam todo o município de Balsa Nova.

“É com muita satisfação que fazemos a entrega da ambulância e também de maneira simbólica a entrega de um espaço de terreno da Itambé, que foi revisto e agora será para uso de toda a comunidade”, disse o diretor Paulo Aguiar. Segundo ele, a Itambé está dando início à sua produção no terceiro forno da empresa, aumentando a fabricação e, com isso, firmando ainda mais o compromisso com os moradores locais.

Dinho Costa destacou o entrosamento da Prefeitura com a Itambé e agradeceu a grande contribuição que a empresa dá para a região, de maneira direta e indireta. Além das ações que realiza, a Itambé é responsável pelo maior arrecadamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, contribuindo para o desenvolvimento do município. “O ICMS da Itambé já chegou a 65% de toda a arrecadação. Atualmente são 55%. Imaginem o benefício que traz estes recursos”, enalteceu.

O evento também foi marcado pela entrega de melhorias realizadas em cinco ruas no Jardim Serrinha e uma rua no Bugre, totalizando 14.600 m2, um investimento de R$ 1.062.000,00 de recursos próprios da Prefeitura. Receberam pavimentação asfáltica e/ou paralelepípedo de granito, galerias de águas pluviais e melhorias na sinalização vertical as ruas Pedro Álvares Cabral, Rua dos Bandeirantes, Rua Raposo Tavares, Rua Vereador Angelo Zanetti, Rua San David Fay – no Jardim Serrinha – e Rua João Gequelin, no Bugre.

PIPA

As empresas descobriram que uma das formas de se tornarem competitivas está associada a fazer o bem. Só que esse bem deve ultrapassar o conceito antigo de filantropia. Hoje, o que prevalece é a responsabilidade social das corporações, cujo conceito é o comprometimento permanente com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de seus empregados, de suas famílias, da comunidade local e da sociedade onde está inserida.

Dentro desta filosofia, a Cimento Itambé desenvolve desde 2001 o PIPA (Programa Itambé de Participação Social). O projeto prioriza a educação e a saúde nas comunidades de Balsa Nova, onde se localiza a fábrica da empresa, e Campo Largo, onde está a mineradora. “Nosso programa se sustenta em três vértices: valorização do potencial humano, respeito ao meio ambiente e contribuição com as comunidades”, explica Rosemeri Ribeiro, coordenadora de comunicação corporativa e responsabilidade social da Itambé.

Em Balsa Nova, a comunidade diretamente beneficiada é a que vive no Jardim Serrinha. Em Campo Largo, o programa atinge os moradores de Itambezinho. São mais de três mil pessoas que já ganharam postos de saúde e reformas nas escolas através de investimentos diretos da Itambé. “Nós não repassamos verba. Desenvolvemos nossos próprios projetos e aplicamos nossa expertise, que é construir. Fazemos o diagnóstico social, ouvindo as associações de moradores e o poder público, mas o programa é 100% capitaneado pela Itambé”, revela Rosemeri.